A pedagogia da memória através dos comentários do TripAdvisor: análise do Archivo Provincial de la Memoria, Argentina.

  • Carolina Gomes Nogueira Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a pedagogia da memória em um sítio de memória, utilizando comentários do website norte-americano TripAdvisor. Pretende-se analisar, por intermédio dos comentários deixados na mídia social, o caso do Archivo Provincial de la Memoria de Córdoba. Este sítio de memória trata do tema da ditadura cívico militar na Argentina que ocorreu entre 1976 a 1983. Como metodologia, utilizou-se a análise de conteúdo, que consiste em analisar textos a partir de uma perspectiva quantitativa, analisando a frequência de repetição de determinados termos. Além disso, o artigo também se propõe a discutir políticas públicas de memória, e através delas lançar percepções sobre a construção e estruturação da memória coletiva de um povo.Palavras-chave: Memória; Políticas de memória; Pedagogia da memória; TripAdvisor.Abstract This paper aims to reflect on the pedagogy of memory on a memory site, using comments from the American TripAdvisor website. It is intended to analyze, through the comments left on social media, the case of the Archivo Provincial de la Memoria de Córdoba. This memory site deals with the theme of the civic-military dictatorship in Argentina that took place between 1976 and 1983. As for the method, content analysis was used, which consists of analyzing texts from a quantitative perspective, considering the frequency of repetition of certain terms. In addition, this paper also proposes to discuss public policies on memory, and through them to launch perceptions about the construction and structuring of the collective memory of a people.Keywords: Memory; Politics of memory; Pedagogy of Memory; TripAdvisor.

Biografia do Autor

Carolina Gomes Nogueira, Universidade Federal de Pelotas
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas. Museóloga egressa da mesma Universidade.
Publicado
2020-10-14
Seção
Dossiê Memórias, Patrimônios e Narrativas