História e Cidade: uma experiência da construção do conhecimento histórico a partir da Educação Patrimonial em Pedro Osório, RS

  • Tatiana Carrilho Pastorini Torres UFPel

Resumo

O presente texto relata uma experiência de ensino de História por meio do projeto denominado “Memórias do Olimpo”. Esse projeto foi uma proposta de ensino desenvolvida no Colégio Estadual Getúlio Vargas, na cidade de Pedro Osório, com a finalidade de ampliar as possibilidades de aprendizado, construção e reflexão do conhecimento histórico. Para tanto, a proposição do trabalho envolveu a escolha de roteiros a serem percorridos em conjunto com os alunos, a fim de se propiciar um olhar diferenciado sobre o município, outrora denominado Olimpo. Nessa perspectiva, o ensino de História adota a própria cidade como recurso a partir da prática de Educação Patrimonial, metodologia baseada na interação com o bem cultural, que facilita a compreensão da história local e sua relação com os temas históricos mais amplos.Palavras-chave: História; Cidade; Educação Patrimonial. Abstract The present text relates an experience of teaching History through the project called "Memories of Olympus". This project was a teaching proposal developed at Getúlio Vargas State College, in Pedro Osório city, in order to expand the possibilities for learning, construction of and reflection on historical knowledge. In order to do so, the proposal of the work involved the choice of itineraries to be traveled together with the students, in order to provide a differentiated view of the municipality, formerly called Olimpo. Through this perspective, the teaching of History adopts the city itself as a resource based on the practice of Patrimonial Education, a methodology based on interaction with the cultural good, that facilitates the understanding of local history and its relation with the broader historical themes.Keywords: History; City; Heritage Education.
Publicado
2020-10-14
Seção
Dossiê Educação