“Colorindo o passado com um valor que nos é caro”: memórias que educam, histórias que se entrelaçam

  • Maria Letícia Vieira

Resumo

Este estudo versa sobre a cultura escolar no Colégio Alfredo Dantas, tomando como objetivo trabalhar com a Cultura Escolar desenvolvida na instituição já mencionada no período de 1968- 1987, o qual se situa no campo da História Cultural em diálogo com a História da Educação a partir das práticas de memória, dialogando com as perspectivas de Dominique Julia (2001), Verena Alberti (2004) e Foucault (2014). Adotamos como metodologia a coleta de narrativas de memória de ex-alunos e ex-professor, em que estes sujeitos educativos representam a escola em suas lembranças a partir das festividades, dos desfiles cívicos, do fardamento e apontam para sensibilidades educativas, cujos atos de memória permite alcançar. Esta pesquisa, acaba nos fazendo perceber que o Colégio Alfredo Dantas, é também espaço de sensibilidade, em que as emoções se afloram e as subjetividades podem ser lidas por meio das memórias.Palavras-chaves: Cultura Escolar; Memória; Práticas Educativas; Ditadura Militar. AbstractThis study deals with school culture at Alfredo Dantas School, taking as objective to work with the School Culture developed in the institution already mentioned in the period 1968-1987. These characteristics locate this study in the field of Cultural History, in dialogue with the History of Education from the practices of memory, dialoguing with the perspectives of Domenique Julia (2001), Verena Alberti (2004) and Foucault (2014). We adopted as method the collection of memory narratives of former students and teachers, since these educational subjects represent the school in their memories as of the festivities, civic parades and uniforms. Data collected point to educational sensitivities, whose acts of memory allow to achieve. This research ends up making us realize that the Alfredo Dantas School is also a space of sensitivity, in which emotions surface and subjectivities can be read through memories.Keywords: School Culture; Memory; Educational Practices; Military Dictatorship.
Publicado
2021-01-08
Seção
Artigos Livres