O coletivo LASTESIS, o estallido social chileno e a mobilização em rede nos espaços urbanos e digitais

  • Gabriela Traple Wieczorek UFRGS

Resumo

Este artigo pretende discutir a mobilização em espaços urbanos e, após o início da pandemia do COVID-19 em espaços digitais, articulada pelo coletivo feminista chileno LASTESIS. Criado com a motivação de teatralizar a produção intelectual feminista, o coletivo teve uma de suas performances, Un violador en tu camino, difundida de forma viral nas redes sociais durante a onda de protestos contra medidas de austeridade e a favor de uma nova Constituição no Chile, demonstrando a importância de intervenções artísticas politicamente engajadas, e neste caso fortemente influenciadas pelo pensamento feminista decolonial, que potencializam o diálogo e discursos dissonantes ao do Estado sobre questões de violência policial e de gênero.Palavras-Chave: América Latina; Arte Feminista; Performance. AbstractThis article intends to discuss mobilization in urban spaces and, after the beginning of the COVID-19 pandemic, in digital spaces, promoted by the Chilean feminist collective LASTESIS. Created with the motivation of theatricalization of intellectual feminist production, the collective had one of its performances, Un violador en tu camino, broadcasted in a viral way through social media during the wave of protests against austerity measures and in favor of a new Constitution in Chile. This demonstrated the importance of politically committed artistic interventions. In this case, the intervention was heavily influenced by decolonial feminism, which strengthens the dialogue and the dissonant narratives from those of the State on issues of police brutality and gender violence.Keywords: Feminist Art; Latin America; Performance.
Publicado
2021-12-28
Seção
Dossiê Corporeidades em luta: Feminismos e corpos de resistência ao sul global