ARTHUR SCHOPENHAUER E A CRÍTICA A KANT: UMA ÉTICA DA COMPAIXÃO APLICÁVEL AOS ANIMAIS IRRACIONAIS.

  • Beatrís da Silva Seus Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Ética, Compaixão, Animais, Filosofia e Schopenhauer.

Resumo

A filosofia moral de Schopenhauer é uma consequência da crítica do autor à Immanuel Kant. Agora todos os seres vivos são representações de uma Vontade, sendo estes dignos de compaixão. Tal compaixão ganha o status de ser a matriz de todas as outras virtudes que um indivíduo pode ter. Esta moral da compaixão visa ir contra qualquer tipo de ação opressora praticada pelos homens, tanto entre si, quanto entre homem e animal. Tal construção filosófica rompe com a tradição que considera os animais enquanto criação divina existente para servir o homem.  

Referências

BARBOZA, Jair. Schopenhauer como Precursor da Ética Animal. Disponível em: <http://revistalampejo.apoenafilosofia.org/edicoes/edicao2/artigos/Artigo12_%20Jair_130_a_141.pdf>. Acesso em: 20, out. 2015.

BENDA, Julien. O Pensamento vivo de Kant. São Paulo: Martins Editora, 1961.

KANT, Immanuel, Crítica da Razão Pura. Tradução e notas de Fernando Costa Mattos. - 2ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2013.

KRASSUSKI, Jair. Crítica da Religião e Sistema em Kant: Um Modelo de Reconstrução Racional do Cristianismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

LEITE, F. Tavares. 10 Lições sobre Kant. - 2ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2007.

MAGEE, Bryan. História da Filosofia. Tradução de Marcos Bagno. – 3ª Edição. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

PERNIN, Marie-José. Schopenhauer: Decifrando o Enigma do Mundo. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1995.

SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e como Representação. Tradução, Apresentação, Notas e Índices de Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2005.

______________. Sobre a Vontade na Natureza. Tradução, Prefácio e Notas de Gabriel Valladão Silva – 1ª Edição. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2013.

______________. Sobre o Fundamento da Moral. Tradução de Maria Lúcia Mello Oliveira Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

______________. Aforismos para a Sabedoria de Vida. Tradução, Prefácio e notas de Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

______________. Os Pensadores: Obras Incompletas. Seleção e Tradução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

Publicado
2016-04-03
Seção
Artigos