ALTERIDADE E SOLICITUDE A PARTIR DA OBRA O SI MESMO COMO OUTRO DE PAUL RICOEUR

  • Marcela Fossati Otero Universidade Católica de Pelotas
Palavras-chave: Alteridade, Solicitude, Teoria Deontológica, Teoria Teleológica, Ética.

Resumo

Este estudo tem como objetivo expor a discussão sobre alteridade e solicitude no sétimo estudo da obra “O si mesmo como outro de Paul Ricoeur”, no qual é analisada a visão ética de Aristóteles, a qual se mostra predominante à norma moral de Kant, a partir do segundo conceito do imperativo categórico. A ética de Aristóteles pode ser caracterizada como teleológica, enquanto, em Kant, é possível observar a ciência do dever e da obrigação, como um tratado dos deveres e da moral, inseridos na teoria deontológica. Assim, este estudo explora o problema sobre amizade e estima ao outro e a si mesmo e para isto torna-se necessária a investigação sobre dois conceitos fundamentais para resolver este problema, o conceito de alteridade e solicitude.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ALMEIDA, Danilo Di Manno. Subjetividade e interpretação: a questão do sujeito. In: CÉSAR, C. M. (Org.). Paul Ricoeur – Ensaios. São Paulo: Paulus, 1998, p. 77 – 93.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. v.1. São Paulo: Atlas S.A, 2010.

GUBERT, Paulo Gilberto. . Da constituição da identidade narrativa na obra O si-mesmo como um outro.Pólemos , v. 1, 2012.

NASCIMENTO, Cláudio Reichert do. Identidade Pessoal em Paul Ricoeur. Univ. Federal Santa Maria- RS, 2009.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

SALDANHA, F. A. M. Do sujeito capaz ao sujeito de direito: um Percurso pela Filosofia de Paul Ricoeur. Coimbra: Faculdade de Letras, 2009.

Publicado
2016-04-03
Seção
Artigos