Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista das ITCPs é uma publicação cinetífica eletrônica, de caráter inter e multidisciplinar, de livre acesso e reprodução (desde que citados os créditos), que publica artigos acadêmicos e não-acadêmicos, de autores e autoras brasileiros(as) e estrangeiros(as), relativos aos temas que envolvem a incubação tecnológica de empreendimentos econômicos solidários, como economia solidária, tecnologias sociais e metodologias de incubação. Temas co-relatos, como sustentabilidade, gênero, direitos humanos, educação popular (e outros), em sua relação com os temas centrais, também são e serão objeto da Revista.

Para os autores e autoras acadêmicos (estudantes, técnicos/as e professores/as de instituições de ensino superior) exige-se rigor teórico e formato adequado a publicações desta natureza. Para autores e autoras não-acadêmicos (como trabalhadores/as de empreendimentos de economia solidária, gestores/as públicos/as ou membros de entidades de apoio à economia solidária, por exemplo) não há exigências deste tipo, mas o Comitê Editorial poderá solicitar e orientar adequações de formato que permitam dar uniformidade às publicações.

São bem vindos os artigos acadêmicos (de tipo analítico-reflexivos, ou empírico-quantitativos, ou comparativos etc.) e os relatos de experiências, bem como reflexões, relatos e produções artísticas der autores não-acadêmicos, vinculados à economia solidária e às tecnologias sociais.

O objetivo da Revista das ITCPs é estabelecer um diálogo amplo e de alto nível entre as instituições membros da Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e com os atores sociais da economia solidária (e da tecnologia social), contribuindo para a construção de uma sociedade livre, democrática, solidária, justa e sustentável.

------

Se você deseja acessar o conteúdo da revista, vá à seção "para leitores", clicando no link localizado na barra de menu à direita da página. Se você deseja submeter uma contribuição para publicação, acesse a seção "para autores", no mesmo local. 

Processo de Avaliação pelos Pares

São aceitos artigos com até 7 mil palavras (aproximadamente 15 pp.) em seu total (incluindo título, resumo, abstract, textos, rodapés, bibliografia etc.). Em casos muito especiais, o Comitê Editorial poderá aceitar textos maiores, desde que representem uma excepcional contribuição à Revista. O limite para relatos de experiências é de 5 mil palavras.

Os artigos podem ser apresentados em português, espanhol, francês, inglês e italiano, desde que contenham um resumo em português, além do 'abstract' em inglês e do resumo na língua original (se não for o português).

A Revista das ITCPs não se responsabiliza pela realização de qualquer tipo de revisão ortográfica ou gramatical. Tais procedimentos são de total responsabilidade do autor(a)(es)(as) e configuram importante critério de avaliação para publicação. A Revista pode, também, solicitar a realização de revisão textual por especialista da área para habilitar o trabalho à publicação.

Cada trabalho submetido será analisado separadamente por dois avaliadores, que indicarão:

(a) um conceito conclusivo ('recomendado' ou 'não recomendado');

(b) um conceito de revisão textual ('necessita revisão textual' ou 'não necessita revisão');

(c) uma nota avaliativa entre 2,0 (dois) e 10,0 (dez), totalizando um máximo de 8,0 (pontos) pontos entre a nota mínima e a nota máxima;

(d) orientações para eventuais modificações e sugestões para melhorias em trabalhos posteriores.

Os artigos são submetidos à avaliação "às cegas", sendo analisados por, pelo menos, dois pareceristas. Em caso de conceitos conclusivos díspares entre os avaliadores/as, uma terceira avaliação será realizada por um dos membros do Conselho Editorial.

A partir dos resultados de avaliação, o Comitê Editorial se reunirá para decidir a composição de cada número da Revista. Eventualmente, trabalhos não incluídos no númeo para o qual foram submetidos podem ser incluídos em número(s) subsequente(s), desde que com a permissão do(s) autor(es) e da(s) autor(as).

Artigos aprovados para publicação, mas que tenham recebido conceito 'necessita revisão textual' por parte de ambos os avaliadores ou avaliadoras, terão 15 (quinze) dias corridos para reapresentar o trabalho revisado. O Comitê Editorial reserva-se o direito de não publicar o trabalho, caso a revisão textual seja considerada inadequada ou insuficiente.

Periodicidade

A Revista das ITCPs tem periodicidade semestral e eventualmente pode utilizar um formato temático, recebendo artigos científicos (incluindo neste caso os ensaios teóricos) ou relatos de experiências, sejam eles originados de autores acadêmicos (professores, técnicos, estudantes) ou de ativistas da economia solidária.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, de acordo com o princípio de que todas as formas de conhecimento constituem um patrimônio e um direito humano universais; que a remuneração do trabalho científico deve ser uma responsabilidade da sociedade, decidida em sua forma e extensão a partir de mecanismos democráticos; que o mercado, neste âmbito, deve cumprir um papel limitado e socialmente regulado.

Histórico do periódico

A Revista das ITCPs foi por muito tempo uma aspiração da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, do Brasil. A Rede existe desde 1998 e ao longo de 20 anos vem ajudando a transformar a extensão universitária, aliando permanentemente, à esta atividade, o ensino e a pesquisa, e contribuindo para a construção da economia solidária em nosso país.

A chamada de submissão de artigos para seu primeiro número ocorrerá durante o V Congresso da Rede de ITCPs, entre 2 e 4 de maio de 2019, no CEFET-RJ.