Revista das ITCPs lança chamada para seu primeiro número

Durante o V Congresso da Rede de ITCPs, no Rio de Janeiro, entre 2 e 4 de maio, foi publicada a convocatória para o primeiro número da Revista das ITCPs.

O tema desta primeira edição aborda um debate "clássico" dentro da Rede. A expressão "incubação" não foi utilizado diretamente porque inúmeros programas de extensão universitária relacionados à economia solidária, especialmente fora do Brasil, não recebem esta denominação. Por isso, a Comitê Editorial da Revista decidiu propor termos "mais amplos", que permitam um número maior de contribuições.

A orientação básica ("briefing") para os/as autores/as é a seguinte:

"Economia solidária e extensão universitária: teorias e metodologias

A relação entre economia solidária e extensão universitária constitui o fundamento da experiência das incubadoras tecnológicas de cooperativas populares. Refletir, discutir, enfim: formular teoricamente de forma sistemática sobre a interlocução entre esses dois campos da ação social - as universidades e os empreendimentos solidários - é parte fundamental da ação das ITCPs, mais além de suas práticas cotidianas. Fora do Brasil, esta ação/reflexão tem sido desenvolvida por projetos e programas acadêmicos que na grande maioria das vezes não são nominados como “incubadoras”, mas que guardam enorme identidade com a experiência brasileira. O primeiro número da Revista das ITCPs buscará reunir contribuições que – indo além da mera descrição de diretrizes metodológicas e de experiências das incubadoras e programas análogos – reflitam a acumulação teórica resultante dos riscos, dos desafios e dos resultados dos diversificados processos de interação desenvolvidos nas últimas décadas entre a economia solidária e a extensão universitária, no Brasil e fora dele."

O prazo de submissão de artigos é dia 20 de junho e a previsão de lançamento da revista (que é eletrônica) é o final de agosto.

Se você desejar submeter uma contribuição para publicação, acesse a seção "para autores", clicando no link localizado na barra de menu à direita da página.

A Revista das ITCPs está nascendo.