A prece da África nas matas de cá: a pureza versus o panteão mitológico do candomblé angola sob a perspectiva do Nzo Nkise Nzazi

  • Janaína Gonçalves Hasselmann Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Roberta Barros Meira Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Maria Luiza SCHWARZ Universidade da Região de Joinville - Univille

Resumo

O artigo visa contribuir para as pesquisas sobre candomblé angola trazendo uma releitura do culto aos orixás. O uso metodológico da história oral permite-nos perceber no passado e presente os significados distintos que contestam uma homogeneidade geralmente atribuída ao panteão mitológico das religiões de matriz africana. Focalizaremos as divindades cultuadas no Nzo Nkise Nzazi, que tem sua sede litúrgica situada no município de Araquari (SC). O nzoapresenta-se como um terreiro de candomblé de modalidade angola cujo panteão mitológico é tributário da cosmovisão banto, refletindo sinais distintivos de identidade perante as casas jeje-nagô. Os objetivos também serão apontar a relação entre as divindades cultuadas no candomblé angola e, com isso, dialogar com os debates do campo do patrimônio ambiental.

Biografia do Autor

Janaína Gonçalves Hasselmann, Universidade da Região de Joinville - Univille
Graduada em História pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2007). É mestra (2016) e doutoranda (2019) do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille a com bolsa de pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Faz parte da diretoria da ACCAIA - " Associação de Caridade e Culto Afro Abassa de Inkisse Nzazi" cujo escopo visa a promoção de cursos de formação para professores com ênfase em Africanidades e História Indígena.
Roberta Barros Meira, Universidade da Região de Joinville - Univille
Bacharel e licenciada em Historia pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado e doutoradoem História Econômica pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural eSociedade e do Departamento de História da Universidade da Região de Joinville Univille.Tem experiência na área de História do Brasil, com estudos no campo do patrimônio ambiental e políticasagrícolas.
Maria Luiza SCHWARZ, Universidade da Região de Joinville - Univille
Licenciada em Geografia pela Universidade da Região de Joinville, possui doutorado em Geografia Humana e Ambiental pela Université de Montréal, Pós-doutorado em Geografia Humana pela mesma universidade. Foi professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras (CFP) de julho de 2010 até fevereiro 2014. Atualmente é professora colaboradora do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE, bolsista PNPD-CAPES. Sua pesquisa atual remete ao conhecimento popular e tradicional sobre as hortas e jardins na região de Joinville e sobre os valores para com a biodiversidade na região. Colabora em projetos sobre Indicação Geográfica e Desenvolvimento Territorial. Participa do Grupo de Pesquisa GESTAR: Território, Trabalho e Cidadania (Universidade Federal da Paraíba)
Publicado
2020-01-30