Corporação Musical União Operária: memória e saberes no campo da educação não formal

Resumo

O artigo tem por objetivo indicar e analisar os saberes construídos nas relações intergeracionais no campo da Educação Não Formal, por meio da memória dos integrantes atuais da Banda União Operária de Piracicaba, fundada em 1906. Trata-se de uma pesquisa que utiliza a História Oral, com ênfase na entrevista temática com seis integrantes da banda. Os processos de aprendizagem identificados não são lineares, mas ocorrem a partir da interação entre diferentes gerações através dos ensaios e apresentações, referentes ao respeito mútuo, à capacidade de ouvir os outros e ao que mais se compartilha na convivência.

Biografia do Autor

Wana Carcagnolo Narval Cillos, UNISAL
Mestra em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Possui graduação em Música pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Atualmente é docente do Instituto Atlântico de Ensino de Piracicaba.
Lívia Morais Garcia Lima, UNISAL
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É pesquisadora do GEPHOM - Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória (EACH-USP). Atualmente é docente do Programa de Mestrado em Educação do Unisal - Americana/SP, pós - doutoranda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP e pesquisadora colaboradora do Centro de Memória da UNICAMP - CMU. 
Júlio Amstalden, UNICAMP
Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, Mestre em Artes (Música) pela UNESP, Doutor em Educação pela UNICAMP.
Publicado
2022-01-15