“A Primeira Fantasia a Gente Nunca Esquece”: Memórias de Antigos Carnavais no Clube Guarani de Arroio Grande/RS

Resumo

Este artigo apresenta parte da história e memórias dos carnavais que se ocorriam no Guarani, Clube Social Negro do município de Arroio Grande, município localizado ao sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Esse lugar de sociabilidade tem uma importância simbólica de um período constante de lutas contra o preconceito racial, servindo como um meio de inserção da população negra em outras sociedades clubistas. Ao longo da história os carnavais do Clube Guarani foram cada vez mais se fortalecendo e auxiliando na formação de uma identidade carnavalesca. Esse artigo objetiva apresentar elementos da história, memória e identidade deste importante lugar de resistência negra do Rio Grande do Sul. Através da análise de depoimentos, fontes bibliográficas e registros fotográficos, foi possível mostrar a contribuição de antigos sócios junto às manifestações festivas, desta forma, colaborando para o (re)conhecimento do Clube Guarani e seu valor como um bem cultural.

Biografia do Autor

Franciéle Gonçalves Soares, Universidade Federal do Pampa
Graduada em Tecnologia em Gestão de Turismo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA) Pós Graduanda em História e Cultura afro-brasileira (Famart) Graduanda em História licenciatura (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA) atualmente atua como Coordenadora do Departamento de Memória e Patrimônio e condutora do Museu Municipal Visconde de Mauá em Arroio Grande.
Alessandra Buriol Farinha, Universidade Federal do Pampa
Alessandra Buriol Farinha é Bacharel em Turismo. Especialista em Patrimônio Cultural-Conservação de Artefatos (UFPEL). Mestra e Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, atuando no curso de Turismo.
Publicado
2022-07-25