A estação ferroviária de São Leopoldo: um lugar de sociabilidade

  • Cinara Isolde Koch Lewinski Mestre e graduada em História pela Unisinos. Graduanda em museologia pela UFRGS. Historiógrafa do Museu do Trem de São Leopoldo.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar o antigo recinto ferroviário de São Leopoldo como um espaço de sociabilidade, buscando apresentar as relações sociais que ocorreram no local por meio de relatos da comunidade capilé. Assim, por meio das representações que estão relacionadas a esse lugar de memória da estrada de ferro no município leopoldense busca-se evidenciar a importância do patrimônio ferroviário. Com esse escopo, a pesquisa  utilizou como embasamento teórico a história cultural e procurou fontes testemunhais, documentais, bibliográficas e fotográficas  para obter subsídios que levassem a entender as novas conexões culturais e sociais que se configuraram com a chegada do trem e alteraram o modo de viver da comunidade leopoldense. 

Biografia do Autor

Cinara Isolde Koch Lewinski, Mestre e graduada em História pela Unisinos. Graduanda em museologia pela UFRGS. Historiógrafa do Museu do Trem de São Leopoldo.
Graduada e Mestre em História pela Unisinos. Graduanda no curso de museologia pela Ufrgs .Historiógrafa do Museu do Trem de São Leopoldo.
Publicado
2022-07-25