Práticas alimentares, Memórias e Mobilidades

  • Susana Gastal
  • Luciana de Castro Neves Costa

Resumo

O consumo de determinados alimentos, em detrimento de outros, para além do suprimento de necessidade humana primordial, articula um conjunto de fatores ecológicos-ambientais, históricos, culturais e econômicos, interligados em redes simbólicas. Resulta que as práticas culinárias, envolvendo ingredientes, receitas, técnicas e equipamentos presentes nos processos de preparo são historicamente construídas, exercendo importante função sociocultural ao constituírem-se como referente memorial e identitário de indivíduos e coletividades.No cenário contemporâneo, a globalização dos processos agrícolas e de industrialização dos alimentos constrói distâncias temporais e espaciais cada vez maiores entre produção e consumo, levando a homogeneização de hábitos alimentares. Tais cenários suscitam discussões sobre qualidade bioenergética dos alimentos, sobre saúde humana e animal, sobre impactos ambientais, entre outras. Ao mesmo tempo, ações de instituições governamentais e da sociedade civil, trazem aos debates e às práticas associadas aos alimentos, temas como conservação, patrimonialização e novos modelos de produção, distribuição e consumo.            É dentro deste contexto que se apresenta o dossiê Práticas Alimentares, Memórias e Mobilidades, buscando, ao assentar-se sobre os três eixos temáticos, criar um espaço para múltiplas abordagens acerca da alimentação.

Biografia do Autor

Susana Gastal
Doutora. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Brasil. Bolsista CNPq Produtividade 1D.
Luciana de Castro Neves Costa
Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel), Mestre em Turismo (UCS) e Bacharel em Turismo (UFPel). Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel).
Publicado
2023-01-15