Novos Rumos Sociológicos

A NORUS - Novos Rumos Sociológicos é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas. A revista publica artigos inéditos, ensaios bibliográficos, entrevistas, traduções, resenhas, que podem ser enviados em português, inglês, francês ou espanhol.

Notícias

 

Chamada de Dossiê: A sociologia como ontologia do presente: teoria, metateoria e análise crítica

 

A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convida pesquisadores e pesquisadoras da Sociologia e áreas afins para enviarem artigos inéditos ao dossiê: “A sociologia como ontologia do presente: teoria, metateoria e análise crítica”, organizado por Marcos Lacerda – PNPD do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel); André Magnelli, Professor e Diretor do Ateliê de Humanidades e José Luís Garcia, Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL).

Nas últimas décadas a sociedade moderna vem passando por transformações de grande vulto, em diversos aspectos e dimensões, incluindo questões de âmbito macroestrutural, político-institucional, econômico, cultural, estético, ético-moral, epistêmico e, mesmo, ontológico.

Os contornos dessas transformações são vários. Podemos pensar aqui em mudanças de ordem macroestrutural nas forças produtivas do capitalismo; variações modernas e “pós-modernas” da crítica à modernidade; debates acerca de alterações profundas nas formas de governança com a biopolítica; informatização da vida social em todas as suas dimensões; interesse no surgimento de novos campos de saber, embaralhando regiões ontológicas e epistêmicas, com as tecnociências; teorias do ciberespaço, do pós-humanismo e do transumanismo; projetos de recriação de paradigmas ético-normativos com ambição cosmopolita, entre outros.

A sociologia, um dos discursos mais fecundos e críticos da modernidade, vem acompanhando o processo e construindo uma série de diagnósticos em diferentes níveis de análise, mantendo sempre o horizonte da racionalidade crítica, da lógica conceitual e da regulação da cientificidade, que demarcam o que melhor se fez neste vasto campo de conhecimento.

A proposta deste Dossiê é selecionar trabalhos sociológicos que tenham como objeto análises teóricas e metateóricas sobre o tempo presente, associadas aos processos de transformações mencionados, com ênfase em especial para os esforços de análise e reflexão mais propriamente de ordem teórica e conceitual

 

 

 

 
Publicado: 2020-12-16 Mais...
 

Artigo premiado pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) - ONU Mulheres.

 

É com orgulho e alegria que anunciamos que o artigo "Os sentidos da paridade de gênero na Bolívia e os elementos da sua constante transformação" de Ananda Winter, veiculado através da NORUS, acaba de ganhar o Prêmio ABCP - ONU Mulheres.

 

 

 
Publicado: 2020-10-23 Mais...
 

Prorrogação do Prazo. Dossiê: Trabalho e Educação em tempos de pandemia

 
A Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convida os (as) autores (as) a participarem do dossiê: Trabalho e Educação em tempos de pandemia, cuja data para submissão foi prorrogada até 01/11/2020.  
Publicado: 2020-10-20 Mais...
 
Outras notícias...

v. 8, n. 14 (2020): Trabalho e Educação em tempos de pandemia


Capa da revista
Equipe editorial. Fotografia cedida por Dagoberto Corrêa da Silva.