Novos Rumos Sociológicos

A NORUS - Novos Rumos Sociológicos é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas. A revista publica artigos inéditos, ensaios bibliográficos, entrevistas, traduções, resenhas, que podem ser enviados em português, inglês, francês ou espanhol.

Notícias

 

Publicação de Dossiê: No ar o novo Dossiê: Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos

 

É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), publica em seu v. 7, nº 11 o Dossiê: “Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos". Este dossiê, organizado por Simone da Silva Ribeiro Gomes, Professora Adjunta da UFPel, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), Talita São Thiago Tanscheit e Marcia Rangel Candido, ambas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), visa a divulgação de artigos que situam os estudos de gênero como assuntos incontornáveis nas pesquisas sobre os processos sociais e políticos em curso na região. É desse recorte geográfico, e da pluralidade de coletivos e organizações abarcadas na noção de feminismo.

 
Publicado: 2019-08-30 Mais...
 

Chamada de Dossiê: Chamada de artigos Dossiê: A generalização da ideia de empresa nas políticas sociais: características e implicações

 
Considerada como um símbolo de eficiência econômica, a ideia de empresa tornou-se o modelo de referência e o sistema normativo central das sociedades contemporâneas, seja no centro ou na periferia do sistema capitalista. Intensificado com o projeto neoliberal, esse avanço e predomínio da empresa se manifesta não somente a partir da incorporação das características, da linguagem, das técnicas e dos métodos empresariais por indivíduos e/ou organizações não necessariamente econômicas, mas também como um poder transversal que contribui para redefinir as mais diversas formas de sociabilidade no mundo contemporâneo.

Este processo que não apenas constitui, mas amplia a centralidade da ideia de empresa, tem afetado tanto os welfare states consolidados nos países centrais do capitalismo quanto os incipientes sistemas de proteção social nos países periféricos. De fato, não são poucas as manifestações de alinhamento dos governos com as premissas empresariais, desde o discurso pró privatização, passando pela disseminação de práticas gerenciais próprias de empresas, ao estímulo a parcerias público-privadas e ao empreendedorismo. Subjacente a esse processo, direitos sociais e de cidadania constitucionalmente garantidos passam a serem vistos como produtos e serviços. Coloca-se assim, como agenda de pesquisa, as relações entre a ideia de empresa, sua generalização, e os impactos sobre as políticas sociais em países periféricos como o Brasil.

Nesse sentido, convida-se pesquisadoras e pesquisadores que tenham interesse em analisar processos de formulação, implementação e avaliação de políticas sociais a partir do foco nas relações entre premissas empresariais e ação governamental. São bem-vindos trabalhos que explorem perspectivas teóricas e metodológicas que possibilitem a reflexão crítica sobre a generalização da ideia de empresa nas mais diversas áreas setoriais que compõem o sistema de proteção social dos diferentes países.

 

 
Publicado: 2019-08-21 Mais...
 

No ar o novo Dossiê da Norus "Ambiente, tecnociência e os desafios impostos pela relação sociedade-natureza"

 

É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu décimo número, publica o Dossiê “Ambiente, tecnociência e desafios impostos pela relação sociedade-natureza”.

O dossiê é organizado pelos professores Rafael Braz, Professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, Mauricio Berger, Professor do Instituto de Investigación y Formación em Administración Pública, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Córdoba, e Camila Dellagnese Prates, Pós-Doutoranda na Universidade Federal de Pelotas. Os três são pesquisadores com vasta experiência em sociologia ambiental.

Neste dossiê são publicados sete artigos escritos por autores brasileiros e estrangeiros que apresentam um panorama contemporâneo da temática no Brasil e na América Latina, tais como a relação entre tecnologia e ciência, a transferência de modelos tecnológicos, territórios e multiterritorialidades, conflitos socioambientais, senso de justiça em questões ambientais, modelos alternativos de produção e consumo de alimentos, práticas empresariais e sustentabilidade.

Essa edição conta ainda com seis artigos submetidos ao fluxo contínuo, o que demonstra que a NORUS vem se consolidando como espaço de interesse de pesquisadores das ciências sociais para publicação de suas pesquisas. Estes artigos abordam questões ligadas a temáticas diversas, como o desenvolvimento conceitual da sociologia de Pierre Bourdieu, revisão das pesquisas empíricas no Centro Espírita UDV, sistema prisional, etnografia de profissionais de saúde, ser rabino como profissão e estilo de vida, integração dos muçulmanos na Europa.

Além destes, a edição apresenta duas resenhas: da obra “Global Perspectives on Workers’ and Labour Organizations”, de 2018, organizada por Maurizio Atzeni e Immanuel Ness; da tradução de 2017 e da obra “A Ideia de Socialismo: Tentativa de Atualização”, de Axel Honneth.

Agradecemos a todas(os) as(os) autoras(es) pelo compartilhamento de conhecimento e saberes no campo de produção teórica e empírica sobre a sociologia ambiental, bem como aos organizadores do dossiê por apresentarem uma importante proposta que merece a atenção e reflexão dos cientistas sociais. Estendemos nossos agradecimentos a todos os pareceristas e demais colaboradores que auxiliaram na composição desta edição da NORUS. Desejamos uma boa leitura!

Equipe editorial da Revista NORUS

 
Publicado: 2019-03-27
 
Outras notícias...

v. 7, n. 11 (2019): Dossiê: Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos


ISSN 2318-3721 impresso - ISSN 2318-1966 online