Novos Rumos Sociológicos

A NORUS - Novos Rumos Sociológicos é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas. A revista publica artigos inéditos, ensaios bibliográficos, entrevistas, traduções, resenhas, que podem ser enviados em português, inglês, francês ou espanhol.

Notícias

 

No ar o novo Dossiê da Norus "Ambiente, tecnociência e os desafios impostos pela relação sociedade-natureza"

 

É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu décimo número, publica o Dossiê “Ambiente, tecnociência e desafios impostos pela relação sociedade-natureza”.

O dossiê é organizado pelos professores Rafael Braz, Professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, Mauricio Berger, Professor do Instituto de Investigación y Formación em Administración Pública, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Córdoba, e Camila Dellagnese Prates, Pós-Doutoranda na Universidade Federal de Pelotas. Os três são pesquisadores com vasta experiência em sociologia ambiental.

Neste dossiê são publicados sete artigos escritos por autores brasileiros e estrangeiros que apresentam um panorama contemporâneo da temática no Brasil e na América Latina, tais como a relação entre tecnologia e ciência, a transferência de modelos tecnológicos, territórios e multiterritorialidades, conflitos socioambientais, senso de justiça em questões ambientais, modelos alternativos de produção e consumo de alimentos, práticas empresariais e sustentabilidade.

Essa edição conta ainda com seis artigos submetidos ao fluxo contínuo, o que demonstra que a NORUS vem se consolidando como espaço de interesse de pesquisadores das ciências sociais para publicação de suas pesquisas. Estes artigos abordam questões ligadas a temáticas diversas, como o desenvolvimento conceitual da sociologia de Pierre Bourdieu, revisão das pesquisas empíricas no Centro Espírita UDV, sistema prisional, etnografia de profissionais de saúde, ser rabino como profissão e estilo de vida, integração dos muçulmanos na Europa.

Além destes, a edição apresenta duas resenhas: da obra “Global Perspectives on Workers’ and Labour Organizations”, de 2018, organizada por Maurizio Atzeni e Immanuel Ness; da tradução de 2017 e da obra “A Ideia de Socialismo: Tentativa de Atualização”, de Axel Honneth.

Agradecemos a todas(os) as(os) autoras(es) pelo compartilhamento de conhecimento e saberes no campo de produção teórica e empírica sobre a sociologia ambiental, bem como aos organizadores do dossiê por apresentarem uma importante proposta que merece a atenção e reflexão dos cientistas sociais. Estendemos nossos agradecimentos a todos os pareceristas e demais colaboradores que auxiliaram na composição desta edição da NORUS. Desejamos uma boa leitura!

Equipe editorial da Revista NORUS

 
Publicado: 2019-03-27
 

Chamada de artigos Dossiê: Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos

 

A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convida pesquisadoras/es de Sociologia e áreas afins a enviarem artigos inéditos ao dossiê com o tema “Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos”, organizado por Simone da Silva Ribeiro Gomes, Professora Adjunta da UFPel, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), Talita São Thiago Tanscheit e Marcia Rangel Candido, ambas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

As  "Diretrizes para Autores" encontram-se na seção "Sobre" da revista. Disponível no link: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/about/submissions#authorGuidelines

Data de submissão: 21/06/2019

 
Publicado: 2019-03-21 Mais...
 

Chamada de artigos Dossiê: Ambiente, tecnociência e os desafios impostos pela relação sociedade-natureza

 

A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, convida pesquisadores da Sociologia e áreas afins para o envio de artigos inéditos para o dossiê: Ambiente, Tecnociência, Relação Sociedade-Natureza.

DATA DE SUBMISSÃO PRORROGADA: 07 de dezembro de 2018.

 
Publicado: 2018-04-25 Mais...
 
Outras notícias...

v. 6, n. 10 (2018): Dossiê: Ambiente, tecnociência e os desafios impostos pela relação sociedade-natureza


Capa da revista
Capa: Carolina Monteiro Alves. Fotografia cedida por Carlos Gómez (HTTP://BETO.OTROSUR.COM/).