DISCUSSÕES SOBRE O TRABALHO FEMININO NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

  • Giulianna Bueno Denari Universidade Federal de São Calos - UFSCar

Resumo

A presente proposta discute alguns aspectos do trabalho feminino na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), apresentando sua história de inserção e as diversas funções femininas e conflitos que a presença dessas mulheres acarretaram. A pesquisa teve como metodologia qualitativa entrevistas semiestruturadas realizadas em diversas cidades do estado de São Paulo, com policiais mulheres e homens, de diversas patentes e funções. O trabalho feminino na instituição surgiu como assistencialista visando às populações vulneráveis que chegavam todos os dias na capital no contexto das migrações da década de 1950. Diferentemente do contexto de inserção das mulheres no mercado de trabalho, as policiais femininos (categoria nativa) tiveram sua inserção restrita, porém com os mesmos direitos que os policiais homens da época. Com o passar dos anos e mudanças na própria instituição policial, o trabalho feminino foi se aproximando do trabalho ostensivo e se afastando do trabalho assistencialista, homogeneizando as formas de policiamento da PMESP. Podemos concluir que o trabalho policial feminino não seguiu as tendências do trabalho feminino no Brasil como um todo no que diz respeito à jornada, pagamento e direitos, porém, podemos falar sobre processo de trabalho precário, quando entendemos as dificuldades e obstáculos que as mulheres enfrentaram e enfrentam dentro da instituição.

Biografia do Autor

Giulianna Bueno Denari, Universidade Federal de São Calos - UFSCar
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrem em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos.

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo: Fatos e mitos. 4 ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970. 310 p.

BONELLI, Maria da Glória. Profissionalismo, gênero e significados da diferença entre juízes e juízas estaduais e federais. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2011, n. 1, p. 103-123.

BRASIL, M. G. M.; FACHINETTO, R. F.. As polícias não têm rosto de mulher: invisibilidade e luta por reconhecimento. O Público e O Privado, v. 28, p. 143-161, 2016.

DENARI, G. B.. ?Um sorriso e o batom?: as narrativas sobre a história da inserção e permanência das mulheres na Polícia Militar do Estado de São Paulo.. In: V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2015, São Carlos. Anais V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2015.

DURHAM, Eunice. A caminho da cidade. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1984, 245p.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA; NÚCLEO DE ESTUDOS EM ORGANIZAÇÕES E PESSOAS. As mulheres nas instituições policiais. 2015. Disponível em: http://www.forumseguranca.org.br/files/files/MulheresInstituicoesPolicias_final.pdf. Acesso em: 24/09/2015.

HIRATA, Helena. e KERGOAT, Daniela. Divisão sexual do trabalho profissional e doméstico: Brasil, França, Japão. In: COSTA, A., SORJ, B., BRUSCHINI, C., HIRATA, H. (org) Mercado de trabalho e gênero, comparações internacionais. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. 420p.

______. e GUIMARÃES, Nadya A. Introdução. In: HIRATA, Helena; GUIMARÃES, Nadya (orgs). Cuidado e Cuidadoras: as várias faces do trabalho do care. São Paulo: Atlas, 2012, pp. 1-11.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Mulheres nas Instituições de Segurança Pública: Estudo Técnico Nacional. Brasília – 2013.

MOLINIER, Pascale, “Ética e trabalho do care”, in: HIRATA, H., GUIMARÃES, N. (Orgs.). Cuidado e cuidadoras. As várias faces do trabalho do care. São Paulo: Atlas, 2012, pp. 29-43.

MOREIRA, Rosemeri. Sobre Mulheres e Polícias: A construção do policiamento feminino em São Paulo (1955-1964). 2011. 127 f. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.

______. Sobre Mulheres e Polícias: A construção do policiamento feminino em São Paulo (1955-1964). 2011. 127 f. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.

PASINATO, Vania. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Mulheres nas Instituições de Segurança Pública: Estudo Técnico Nacional. Brasília, 2013. 102 p.

PERTICARRARI, Daniel. Foi com o trabalho que me tornei homem: trabalho, gênero e geração. Tese. (Doutorado em Ciências Sociais). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Carlos. São Paulo, 2007. 165p.

PISCITELLI, Adriana. Re-criando a categoria mulher? In: Algranti, Leila Mezan. (Org.). A prática feminista e o conceito de gênero. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2002, v. 48, p. 7-42.

SANTOS, J. V. T.; FACHINETTO, R. F.; TEIXEIRA, A. N.; RUDNICKI, D. Configurações e obstáculos: as mulheres na segurança pública. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 6, p. 312-335, 2012.

SILVA, Cristina R. A casa e o quartel: uma análise antropológica sobre o Exército e a Família na Academia Militar das Agulhas Negras. Dissertação. (Mestrado em Antropologia). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2010, 178p.

SOARES, Barbara. M.; MUSUMECI, Leonarda. Mulheres policiais: presença feminina na Polícia Militar do Rio de Janeiro. 1 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. 307 p. Coleção Segurança e Cidadania, 3.

______. Polícia e Gênero: presença feminina nas PMs brasileiras. Boletim de Segurança e Cidadania. Ano 02/nº 04 – abril de 2004. 1-16 p.

SOUZA, Marcos S. "Sou policial, mas sou mulher": gênero e representações sociais na Polícia Militar de São. Tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, SP : [s.n.], 2014. 441 p.

Publicado
2018-02-20