CONTROVÉRSIAS EM BIOTECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS: O LABORATÓRIO EM REDE

  • Felipe Vargas PPG Sociologia UFRGS
  • Jalcione Pereira Almeida Departamento de Sociologia UFRGS/Professor Adjunto

Resumo

As controvérsias sobre Organismos Geneticamente Modificados (OGM’s) foram e são um grande tema no país. A história da entrada, da dispersão e da permanência destes é também - mas não exclusivamente - o resultado de uma série de movimentos que os arrastaram da lavoura ao Congresso Nacional. Quais seriam esses movimentos? Sugere-se que para registrá-los se faz necessário ir nos locais de produção deste artefato. Mais do que a técnica, são nos laboratórios que se pode captar a dinâmica de “fazer sociedade”. Neste artigo, foco-me nas atividades de pesquisa realizadas em dois laboratórios, um de genética vegetal e outro de biotecnologia, localizados no sul do Brasil. Estes são descritos e analisados por meio da articulação entre seu ambiente físico e sua funcionalidade. Nessa articulação, a produção de dois dispositivos de interessamento vem impulsionando a circulação dos transgênicos na sociedade. Mais: eles vêm procedimentalizar o meio a partir do qual o social é construído. Por intermédio de algumas observações etnográficas e entrevistas é possível descrever tais movimentos - ou seja, como os laboratórios “carregam” o transgênico para as lavouras e as instituições jurídico-políticas - e, simultaneamente, situar o laboratório no histórico de algumas das controvérsias mais importantes que envolveram o tema há duas décadas e ainda o fazem irromper na atualidade. Lanço, por fim, alguns apontamentos sobre a relevância e o alcance do domínio científico, representado pela prática dos laboratórios, quando informado pelo modus operandi das controvérsias em meio à realidade social.

Biografia do Autor

Felipe Vargas, PPG Sociologia UFRGS
Estudante de doutorado no PPG Sociologia. Linha de pesquisa Sociedade e Conhecimento.
Jalcione Pereira Almeida, Departamento de Sociologia UFRGS/Professor Adjunto
Professor-pesquisador bolsa produtividade CNPq, atuando nos programas de pós-graduação em Sociologia e Desenvolvimeno Rural, ambos da UFRGS. Linhas de pesquisa: sociedade, ciência, tecnologia; sociedade e ambiente.

Referências

AKRICH, M.; CALLON, Michel; LATOUR, Bruno. (1988). A quoi tient le succès des innovation? 1: L’art de l’intéressement. Gérer et comprendre, Annales de Mines, 11, p. 4-17.

CALLON, M. Pour une sociologie des controverses technologiques. Fundamenta Scientia, vol. 2, n. 4, p. 381-399, 1981.

CARNEIRO, F. F; PIGNATI, W; RIGOTTO, R. M; AUGUSTO, L. G. S.; RIZOLLO, A; MULLER, N. M.; ALEXANDRE, V P.; FRIEDRICH, K; MELLO, M. S. C. (2012). Dossiê ABRASCO: Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. 1a Parte. ABRASCO, Rio de Janeiro, abril de.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. (1980). Mille plateaux. Capitalisme et schizophrénie II. Paris: Éditions Le Minuit.

FLECK, L. (2010). Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrebactum.

LATOUR, B. ([1989] 2005). Science en action: introduction à la sociologia des sciences. Paris: La decouverte/Poche.

______. (2001). A esperança de pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru-SP: EDUSC.

______. (2004). Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Bauru-SP: EDUSC.

______. (2005). Reassembling the Social: an Introduction to Actor-Network Theory. New York: Oxford University Press.

LONDRES, F. (2011). Agrotóxicos no Brasil: um guia para a ação em defesa da vida. ANA, Articulação Nacional de Agroecologia; RBJA, Rede Brasileira de Justiça Ambiental. Rio de Janeiro. Disponível em <http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2011/09/Agrotoxicos-no-Brasil-mobile.pdf>. Acesso em: 15 de dez. 2012

MARRAS, S. (2009). Recintos e evolução: capítulos de antropologia da ciência e da modernidade. Tese (Doutorado em Antropologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH. Universidade de São Paulo, São Paulo.

NEVES, F. M. (2009). Bíos e Techné: estudo sobre a construção do sistema de biotecnologia periférico. Tese (Doutorado em Sociologia) – PPGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

STENGERS, (1995). I. L’ invention des sciences modernes. Paris: Flamarion.

______. (1997). Cosmopolitiques I. Paris: Éditions La Decouverte.

STRATHERN, Marilyn. (2012). Taking care of a concept: anthropological reflections on the assisted society. Understanding Society Lectures Series. Cambridge: University of Cambridge. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=xDavTWIKqM8>, acesso em 12.05.2015.

ZAMBRYSKI, P.; JOOS, H.; GENETELLO, C.; LEEMANS, J.; VAN MONTAGO, M.; SCHELL, J. (1983). Ti plasmid vector for the introduction of DNA into plant cells without alteration of their normal regeneration capacity. The EMBO Journal, vol. 2, n. 12, p. 2143-2150.

Publicado
2018-02-20