Onde moram os precarizados: a interlocução entre precarização do trabalho e estigma territorial

  • Silvia Adriana Lima Corrêa Ufam- Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este estudo empreendido numa localidade estigmatizada da periferia de Manaus, discute os critérios de distinção e as escalas hierárquicas de classificação internas estabelecidas por seus moradores, utilizados como estratégias de fuga da desclassificação social, em que a relação que desenvolvem com o trabalho é determinante. A figuração "trabalhador" aparece como elemento de distinção e não de unidade, dinâmica que reforça a marginalização da grande maioria inapta ao mercado formal de trabalho e, por implicação, o estigma territorial de "lugar perigoso" que afeta seu local de moradia.

Biografia do Autor

Silvia Adriana Lima Corrêa, Ufam- Universidade Federal do Amazonas
Mestre em Sociologia (PPGS/Ufam); Bacharelado em Serviço Social (Ufam). Atualmente é doutoranda do programa Sociedade e Cultura na Amazonia (PPGSCA/UFAM).

Referências

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Trad. Daniela Kern & Guilherme Teixeira. São Paulo/Porto Alegre: EDUSP/Zouk, 2007.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders:

sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

SCHERER, Elenise Faria. Desemprego, trabalho precário e descidadanização na Zona Franca de Manaus. Revista Somanlu. Manaus. Ano 4, n.1, p. 125-145, 2004.

SILVA, Marilene Corrêa. O Paiz do Amazonas. Manaus. Editora da

Universidade do Amazonas, 1996.

SOUZA, Jessé. Ralé brasileira: quem é e como vive / Jessé Souza;

colaboradores. André Grillo ... [et al.] — Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

___________. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? 2ª Ed. rev. e ampl. / Jessé Souza; colaboradores Brand Arenari [et al.]. – Belo Horizonte : Editora UFMG, 2012.

ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta. Organizações populares e o

significado da pobreza. São Paulo. Editora Brasiliense, 1985.

Publicado
2018-08-31
Seção
Dossiê Etnografias sociológicas de um mundo do trabalho reconfigurado