MÉDICOS E “NÃO-MÉDICOS” NA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA “MORRO DA ILHA”

  • Débora Previatti Doutoranda em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estágio de doutoramento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as tramas sociais interprofissionais que caracterizam uma Unidade de Atenção Primária (UAP). Para isso, foi realizada uma etnografia da UAP “Morro da Ilha”, de renome nacional, situada em Florianópolis-SC, pelo período de dois anos. O material etnográfico incluiu, além da observação participante, entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos oficiais governamentais, manuais e tratados profissionais. O estudo permitiu identificar que, na medida em que uma série de novos grupos profissionais passou a integrar a Atenção Primária, uma cascata de movimentos, enquadramentos e posicionamentos específicos foi ativada por parte desses grupos, mas também por parte daqueles que já estavam bem estabelecidos. Nesse sentido, elementos como a fofoca, quadros de greve, uso e disposição dos espaços físicos, assim como práticas de escrita mostraram-se elementos eficazes para desvelar a demarcação de limites profissionais e a presença de disputas e hierarquias simbólicas. Nesse contexto, um perfil específico de trabalhador flexível é valorizado, com habilidades como a agilidade, a flexibilidade e a proatividade, com vistas a uma alta produtividade dos profissionais e uma maior “resolutividade” dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde. A atuação dos profissionais em tal modelo contribui para a reprodução de hierarquias nesse jogo social.

Referências

ACADEMIA MÉDICA. Você sabe quais são as 11 principais características do Médico de Família e Comunidade? Disponível em: https://academiamedica.com.br/. Acesso em 25/11/2014.

ARANTES, Antônio Augusto. A guerra dos lugares. Mapeando zonas de turbulência. In: ______. Paisagens paulistanas. Transformações do espaço público. Campinas: Editora da Unicamp/Imprensa Oficial, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Cadernos de Atenção Básica, Brasília, n. 27, 2009.

_____. _______. ABC do SUS: doutrinas e princípios. Brasília, 1990.

_____. _______. Acolhimento à demanda espontânea. Cadernos de Atenção Básica, Brasília, n. 28, v. 1, 2011.

_____. _______. Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Volume 1. Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Cadernos de Atenção Básica, Brasília, n. 39, 2014.

CARAPINHEIRO, Graça. Saberes e poderes no hospital: uma sociologia dos serviços hospitalares. Porto: Afrontamento, 1993.

CARVALHO, Emilia Campos; CRUZ, Dina de Almeida Lopes Monteiro; HERDMAN, T. Heather. Contribuição das linguagens padronizadas para a produção do conhecimento, raciocínio clínico e prática clínica da Enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília, 2013; 66(esp):134-41.

CARVALHO, Irene P.; RIBEIRO-SILVA, Raquel; PAIS, Vanessa G., FIGUEIREDO-BRAGA, Margarida; CASTRO-VALE, Ivone; TELES, Ana; ALMEIDA, Susana S.; MOTA-CARDOSO, Rui. O ensino da comunicação na relação médico-paciente, uma proposta em prática. Acta Med Port, v. 23, n. 3, p. 527-532, maio/jun. 2010.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

______. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São Paulo: Editora da USP, 2009.

DURHAM, Eunice R. A pesquisa antropológica com populações urbanas: problemas e perspectivas. In: CARDOSO, Ruth (Org.) A aventura antropológica: teoria e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 1970.

______. A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

FRIEDSON, Eliot. Para uma análise comparada das profissões: a institucionalização do discurso e do conhecimento formais. Rev. Bras. Ciências Sociais, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 141-145, 1996.

NUNES, José Mendes. Comunicação em contexto clínico. Lisboa, 2010.

RODRIGUES, Maria de Lurdes. Profissões: lições e ensaios. Coimbra: Edições Almedina, 2012.

SENNETT, Richard. A nova cultura do capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.

______. A corrosão do caráter. 14. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

STARFIELD, Barbara. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Unesco/Ministério da Saúde, 2002.

Publicado
2019-03-27