AMBIENTALISMO E SUSTENTABILIDADE: UM OLHAR SOBRE O DISCURSO AMBIENTAL

Rachel Souza Martins

Resumo


O presente artigo introduz uma análise da questão ambiental e de seus desdobramentos na arena social, inserindo o debate sobre o meio ambiente no cerne da sociedade humana. O presente estudo abordará a ideia da construção de uma ‘socionatureza’ como o ponto de partida para as discussões acerca do meio ambiente. Neste sentido, a questão ambiental será analisada a partir de um viés filosófico e antropológico. Caberá a esta análise, apontar críticas ao modo como o discurso ambiental se constituiu ao longo da história da humanidade, alicerçando os valores que atribuímos à natureza. O artigo apresenta, num segundo momento, o surgimento dos movimentos ambientalistas e a importância destes para a construção de uma visão social acerca da natureza, introduzindo também os debates sobre os temas da justiça social e ambiental como questões fundamentais para a ampliação do discurso ético e ambiental. A proposta deste estudo será, assim, apresentar uma visão ética capaz de englobar a questão ambiental a ser exposta, bem como orientar o debate ambiental para um discurso calcado em noções firmes de sustentabilidade e justiça.

Palavras-chave: Ambientalismo; justiça ambiental; desenvolvimento sustentável; ética ambiental.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/norus.v3i4.6904

Direitos autorais 2015 Autor e Revista

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2318-1966 

Indexadores nacionais: Sumários.orgDiadorimGoogle Scholar

Indexadores internacionais: Bibliothek Universitat Hamburg;Citeulike; DOAJLatindex; Mendeley; REDIB; Research Gate; ROAD; WorldCat

 

Apoio: