A relação entre rural e urbano na ótica de Henri Lefèbvre: um estudo sobre o papel das tríades lefèbvrianas na configuração espacial contemporânea

  • Maiara Tavares Sodré Universidade Federal do Rio Grande
  • Solismar Fraga Martins Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em dissipar erros de interpretação que eventualmente cercam a proposta de Henri Lefèbvre no que concerne à relação rural-urbano. Para tanto, parte-se de uma abordagem ampla sobre a perspectiva de análise lefèbvriana para a temática supracitada, utilizando-se na sequência duas tríades analíticas presentes na obra do autor para exemplificar de forma mais clara o caráter da relação rural-urbano em sua obra. As tríades eleitas consistem em: espaço absoluto, espaço abstrato e espaço diferencial; e representações do espaço, espaços de representação e prática espacial. Entende-se que, para Lefèbvre, a partir de um determinado momento histórico, a lógica de organização socioprodutiva e cultural do campo deixa de seguir sua coerência interna para se submeter às imposições organizacionais emanadas da cidade. Nesse sentido, não se trata do fim do rural, mas sim da sua subordinação a um modo de vida que, mais do que urbano, torna-se, progressivamente, global.Palavras-chave: Henri Lefèbvre. Urbano. Rural. Tríades.

Biografia do Autor

Maiara Tavares Sodré, Universidade Federal do Rio Grande
Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2014). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2016), tendo sido bolsista FAPERGS/CAPES. Integrante dos grupos de pesquisa/CNPq Estudos Agrários e Ambientais (UFPel); Território, desenvolvimento e agricultura (USP); e Núcleo de estudos regionais e agrários (UFSM). Membro da Rede de Estudos Agrários - REA Brasil, composta por grupos de pesquisa da UFPel, UNESP Rio Claro, UNIFAL e UNIMONTES.
Solismar Fraga Martins, Universidade Federal do Rio Grande
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (1988), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (Área de Concentração: Desenvolvimento Regional e Urbano/ 2004). Atualmente é professor Associado II do Instituto de Ciências Humanas e da Informação e é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - FURG desde junho de 2010. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Planejamento Urbano e Geografia Regional. 

Referências

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1983. 382p.

FONTOURA, Luiz Fernando Mazzini. Campo, cidade e a natureza recriada na artificialidade urbana. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, n. 36, p. 43-51, 2011.

LEFÈBVRE, Henri. A crítica da economia política. In: LEFÈBVRE, Henri. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A, 1999a. p. 75-114.

LEFÈBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999b. 184p.

LEFÈBVRE, Henri. De lo rural a lo urbano. 4. ed. Barcelona: Ediciones Península, 1978. 268p.

LEFÈBVRE, Henri. La production de l’espace. 4. ed. Paris: Anthropos, 2000. 485p.

LEFÈBVRE, Henri. O direito à cidade. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2006. 145p.

LIMONAD, Ester; LIMA, Ivaldo Gonçalves de. Entre a ordem próxima e a ordem distante: contribuições a partir da obra de Henri Lefèbvre. In: ENCONTRO NACIONAL DAANPUR, 10.,Niterói, 2003. Anais... Niterói: UFF/GECEL, 2003. p. 15-33.

LÖWY, Michael. Ideologia e ciência segundo Marx. In: LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1998. p. 99-114.

MACHADO, Carlos Roberto. Momentos da obra de Henri Lefèbvre: uma apresentação. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 13, n. 1, p. 83-95, 2008.

MARTINS, Solismar Fraga. A produção do espaço em uma cidade portuária industrial: O caso do município do Rio Grande/RS. 2000. 215f. Tese (Doutorado em Geografia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

Publicado
2016-12-10
Seção
Dossiê temático A atualidade de Henri Lefebvre