Sobre a Revista
Foco e Escopo
A PROJECTARE – Revista de Arquitetura e Urbanismo – é uma publicação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Fundada em 1999 pelo grupo PET/ FAUrb, atualmente é mantida pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – PROGRAU/UFPel.
A PROJECTARE publica trabalhos de pesquisa inéditos dentro de um escopo multidisciplinar das diferentes áreas acadêmicas da Arquitetura e Urbanismo, incluindo: Arquitetura e Tecnologia, Cidade e Sociedade e Teoria e Patrimônio Cultural. A Revista aceita artigos nos idiomas português, espanhol e inglês, e não cobra taxas de submissão, processamento e disponibilização dos artigos.
São objetivos da PROJECTARE:
- oportunizar a divulgação do conhecimento produzido localmente, incluindo professores, alunos e egressos da FAUrb;
- incluir argumentações sobre a Arquitetura e o Urbanismo produzidos nacional e internacionalmente, conectando a comunidade regional com uma rede de conhecimentos mais ampla;
- ser reconhecida nacional e internacionalmente como um periódico científico de qualidade, com acesso aberto e democrático, pautado por um processo editorial justo e transparente que busca agregar valor à comunidade científica e à sociedade como um todo.
A divulgação da produção intelectual e acadêmica nas áreas de ensino, pesquisa e extensão possibilita que diferentes públicos conheçam o trabalho de pesquisadores nacionais e internacionais. Busca-se o desenvolvimento humano e uma educação com qualidade continuada e permanente para todos, através da disponibilização de materiais técnico e científicos para a comunidade como um todo, utilizando uma linguagem acessível e inclusiva com acesso aberto e gratuito.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos submetidos à Projectare – Revista de Arquitetura e Urbanismo - somente iniciarão o processo de tramitação se estiverem totalmente de acordo com as normas relativas à formatação dos originais, indicadas nas Instruções para os Autores.
Recomenda-se que os autores busque(m) assessoria linguística (revisores e/ou tradutores em português, espanhol e inglês) antes de submeterem os originais, evitando enviá-los com incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo. Devem ainda evitar o uso da primeira pessoa “meu estudo…”, ou da primeira pessoa do plural “percebemos…”, pois em texto científico o discurso deve ser impessoal, sem juízo de valor e na terceira pessoa do singular.
Aprovados nesta triagem preliminar, os trabalhos serão avaliados pela Coordenação Editorial e pelo Conselho de Política Editorial, que observarão sua adequação ao foco e ao escopo da revista, além de considerar questões relativas à originalidade e pertinência do material.
Na sequencia, os trabalhos serão submetidos à avaliação cega por dois pareceristas selecionados, por afinidade temática, entre os membros do Conselho Editorial Científico, ou por pareceristas ad hoc. Nesta etapa, serão tomados como critérios de avaliação: a adequação ao perfil da revista, a qualidade de seu conteúdo, sua relevância teórica, o caráter inovador de suas posições e a contribuição para a qualificação do debate em torno do tema proposto.
Os pareceristas poderão APROVAR, REJEITAR ou sugerir alterações, no caso da APROVAÇÃO CONDICIONADA. Neste último caso, o autor será obrigado a reenviar seu trabalho, devidamente revisado, para o que parecerista emita o parecer final.
Em todos os casos os autores serão devidamente comunicados e instruídos sobre o andamento do processo.
Os trabalhos APROVADOS serão publicados de acordo com agendamento definido pelo Conselho Editorial.
O processo de avaliação às cegas garante sigilo quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores. Por esta razão os autores deverão empregar todos os meios possíveis para evitar a identificação de autoria no trabalho submetido.
O Conselho Editorial pode ainda, a seu critério, encomendar trabalhos a autores convidados, dispensando-os dos trâmites descritos anteriormente.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.