Sobre a Revista

Foco e Escopo

PROJECTARE – Revista de Arquitetura e Urbanismo - é uma publicação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Fundada em 1999, é mantida pelo Laboratório de Urbanismo da FAUrb e o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – Prograu/UFPel.

As primeiras nove edições da revista Projectare estão disponíveis para consulta e download no site da revista (https://wp.ufpel.edu.br/projectare), estando com 10 edições realizadas e com as edições 11 e 12 em andamento. 

A Coordenação Editorial geral é feita pelos professores André Carrasco e Lisandra Krebs, sendo a edição de número 12, com previsão de publicação ainda em 2021 é coordenada pelos professores Maurício Polidori e Otávio Peres.

 

PROJECTARE 12: CHAMADA DE TRABALHOS

O tema da edição 12 da revista é “planejamento, morfologia e modelagem urbana”, com enfoque nas relações da cidade com sociedade e natureza, incluindo os seguintes assuntos de interesse:

  1. o processo de planejamento urbano e ambiental; programas, planos e projetos;
  2. gestão urbana, instrumentos e participação;
  3. mobilidade urbana; estrutura viária; uso e parcelamento do solo;
  4. demografia; densidades; segregação socioespacial.
  5. SIG e geotecnologias; análise espaciais;
  6. modelagem urbana; grafos; autômatos celulares; agentes; redes neurais; IA;
  7. morfologia urbana; tipologia edilícia;
  8. assuntos emergentes.
 

Os interessados deverão fazer seu cadastro como autores no Portal e seguir as instruções para efetivar a submissão on-line dos trabalhos.

Siga nossa página: fb.me/projectarearquiteturaeurbanismo

Esperamos a sua contribuição!

 

Projectare: Revista de Arquitetura e Urbanismo

Equipe Editorial

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à Projectare – Revista de Arquitetura e Urbanismo - somente iniciarão o processo de tramitação se estiverem totalmente de acordo com as normas relativas à formatação dos originais, indicadas nas Instruções para os Autores.
Recomenda-se que os autores busque(m) assessoria linguística (revisores e/ou tradutores em português, espanhol e inglês) antes de submeterem os originais, evitando enviá-los com incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo. Devem ainda evitar o uso da primeira pessoa “meu estudo…”, ou da primeira pessoa do plural “percebemos…”, pois em texto científico o discurso deve ser impessoal, sem juízo de valor e na terceira pessoa do singular.
Aprovados nesta triagem preliminar, os trabalhos serão avaliados pela Coordenação Editorial e pelo Conselho de Política Editorial, que observarão sua adequação ao foco e ao escopo da revista, além de considerar questões relativas à originalidade e pertinência do material.
Na sequencia, os trabalhos serão submetidos à avaliação cega por dois pareceristas selecionados, por afinidade temática, entre os membros do Conselho Editorial Científico, ou por pareceristas ad hoc. Nesta etapa, serão tomados como critérios de avaliação: a adequação ao perfil da revista, a qualidade de seu conteúdo, sua relevância teórica, o caráter inovador de suas posições e a contribuição para a qualificação do debate em torno do tema proposto.
Os pareceristas poderão APROVAR, REJEITAR ou sugerir alterações, no caso da APROVAÇÃO CONDICIONADA. Neste último caso, o autor será obrigado a reenviar seu trabalho, devidamente revisado, para o que parecerista emita o parecer final.
Em todos os casos os autores serão devidamente comunicados e instruídos sobre o andamento do processo.
Os trabalhos APROVADOS serão publicados de acordo com agendamento definido pelo Conselho Editorial.
O processo de avaliação às cegas garante sigilo quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores. Por esta razão os autores deverão empregar todos os meios possíveis para evitar a identificação de autoria no trabalho submetido.
O Conselho Editorial pode ainda, a seu critério, encomendar trabalhos a autores convidados, dispensando-os dos trâmites descritos anteriormente.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.