Capelas à beira de uma estrada

Resumo

Este ensaio visual apresenta desenhos de 13 capelas católicas situadas às margens da rodovia BR 101, entre Capivari do Sul e São José do Norte, no Rio Grande do Sul, com a intensão divulgar as peculiaridades deste tipo de arquitetura vernacular característica do interior do estado. Pouco observadas por conta da velocidade em que normalmente se transita por uma estrada, essas singelas construções utilizam formas recorrentes da arquitetura religiosa reinterpretadas pelas comunidades onde estão localizadas. Sua simplicidade e seu caráter singelo e até mesmo ingênuo são suas maiores características. Registradas por meio de desenhos que as isolam de seu entorno imediato, adquirem uma expressividade que as tornam memoráveis.

Biografia do Autor

Airton Cattani, Professor titular da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Desenvolveu pesquisa de Pós-doutorado no Centre d'archives d'architecture du XXe siècle da Cite de l?architecture et du patrimoine, em Paris (2009-2010) e na École d'Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris (2016). Foi Vice-diretor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (2012-2015). É professor Titular do Curso de Design, e Programa de Pós-Graduação em Design (M/D) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

CATTANI, Airton. Olhe por onde você anda: calçadas de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

CATTANI, Airton; VIEIRA, César Bastos de Mattos; YING, Lu. Calçadas de Porto Alegre e Beijing = Sidewalks of Porto Alegre and Beijing = 阿雷格里港和北京的人行道. Porto Alegre: Marcavisual, 2019.

Publicado
2021-01-10
Seção
Ensaios, depoimentos e crônicas