PLANEJAMENTO CULTURAL E ESTÉTICO DA PAISAGEM URBANA COSTEIRA

Resumo

A vinculação cultural e estética de comunidades costeiras com o ambiente resulta em paisagens típicas que têm sido desprestigiadas pelo cenário cultural globalizado, evidenciando a necessidade de planejamento voltado à salvaguarda da identidade de grupos locais. Assim, foi aplicado um estudo à uma vila de pescadores de Pelotas, RS, que objetivou compreender as características culturais e estéticas da paisagem local e discutir estratégias de integração da dimensão cultural ao planejamento da paisagem. Para isso, foram empregadas múltiplas abordagens teóricas e metodológicas: análises subjetiva (etnográfica e narrativa) e objetivas (espaciais, cromáticas e tipomorfológicas). Os resultados apontaram para os principais atributos culturais e estéticos da paisagem e a multiplicidade de abordagens permitiu maior amplitude na discussão de diretrizes e estratégias de planejamento, bem como maior adequação destas às especificidades do local.

Biografia do Autor

Gustavo Maciel Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ana Paula Neto de Faria, Universidade Federal de Pelotas
Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

BATTY, M. The New Science of Cities. Cambridge: MIT Press, 2013.

BENEDIKT, M. To Take Hold of Space: Isovists and Isovist Fields. Environment and Planning B, v.6, p. 47-65, 1979.

BRASIL. Portaria n° 127, de 30 de abril de 2009. Estabelece a Chancela da Paisagem Cultural. Diário Oficial da União, 5 maio 2009. Seção 1, p. 17.

CARLSON, A. Nature & Landscape. An introduction to Environmental Aesthetics. New York. Columbia University Press, 2009.

CLAVAL, P. A Geografia Cultural. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.

DELAMARE, T. O. Zoneamento Geoambiental da Colônia Z3 - 2º distrito de Pelotas (RS). 2017. 127 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.

FIGUEIRA, M. C. Colônia de Pescadores Z3, Pelotas – RS: da crise na pesca à expansão do turismo com base no patrimônio cultural. 2009. 157p. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Instituto de Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.

GEHL, J. Cidades para pessoas. São Paulo, Perspectiva, 2013.

HOLANDA, F. O espaço de Exceção. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002.

KRAFTA, R. C. Notas de aula de Morfologia Urbana. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014.

LANCASTER, M. Britain in View: Colour and the Landscape. London: Quiller Press, 1984.

LANCASTER, M. Colourscape. London: Academy Editions, 1996.

NAOUMOVA, N.; FARIA, A. P. N.; LAUFFER, V. F. O uso da cor em projetos paisagísticos. Projectare. Pelotas: UFPel, n. 1, p. 59-67, 2000.

NAOUMOVA, N. Qualidade estética e policromia de centros históricos. 2009. 449p. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2006.

SCHWALBACH, G. Basics Urban Analysis. Berlim: Birkhäuser, 2009.

TUAN, Y. Topofilia. Um estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. São Paulo/Rio de Janeiro: Difel, 1980.

TURNER, A.; DOXA, M.; O’SULLIVAN, D.; PENN, A. From isovists to visibility graphs: a methodology for the analysis of architectural space. Environment and Planning B: Planning and Design, v. 28, p. 103-21, 2001.

VAROUDIS, T. DepthmapX 0.5: Multi-platform spatial network analysis software. Software. 2015.

Publicado
2021-01-10
Seção
Artigos