Risco, vulnerabilidade e resiliência: A comunidade de pescadores do Pontal da Barra em Pelotas/RS

  • Bruna Disconzi Meotti PROGRAU/UFPel
  • Lígia Maria Ávila Chiarelli PROGRAU/UFPel

Resumo

As mudanças climáticas acarretam cada vez mais impactos sobre os ambientes urbanos. O conceito resiliência urbana surge da necessidade das cidades em resistir e reconstruir-se diante dos eventos adversos em tempo hábil, preservando e restaurando suas estruturas e funções essenciais. Esse estudo faz parte de uma dissertação de mestrado e se propõe a caracterizar o local do estudo de caso para contribuir com um objetivo específico da pesquisa, que é identificar as ameaças, fraquezas, forças e oportunidades identificadas no estudo de caso, com o propósito de contribuir com estratégias urbanas correlacionadas às percepções analisadas. A pesquisa adota uma abordagem metodológica qualitativa, sob o enfoque fenomenológico através de um estudo de caso na comunidade de pescadores do Pontal da Barra em Pelotas / RS. A proposta metodológica inclui levantamentos bibliográficos e documentais, entrevistas semiestruturadas e observações através dos conceitos de Percepção Ambiental. Os estudos baseados em atributos da Percepção Ambiental são importantes para compreensão de como as pessoas percebem e analisam o ambiente que vivem, podendo assim prevenir os impactos causados. A comunidade do Pontal da Barra apresenta ameaças firmadas pela vulnerabilidade física e pela insegurança de continuar morando no local. No entanto através da capacidade de resposta local constrói resiliência ao enfrentar as enchentes frequentemente, através de vínculos de pertencimento e afeto. Ainda assim é necessária a adoção de medidas que contribuam para a melhor qualidade de vida na comunidade e ao mesmo tempo sejam catalisadoras da prevenção de desastres e do desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Bruna Disconzi Meotti, PROGRAU/UFPel
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (PROGRAU/UFPEL), na linha de pesquisa Percepção e Avaliação do Ambiente pelo Usuário. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta (2018). Possui experiência como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (GPArq/UNICRUZ) na área de Patrimônio Histórico e Técnicas Retrospectivas e no Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom) da Universidade Federal de Pelotas.
Lígia Maria Ávila Chiarelli, PROGRAU/UFPel
Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Pelotas (2000), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora associada, aposentada, tendo atuado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

ARRIAL, Marcos Antonio; ARRIAL, Luciana Roso. Pensamentos sobre centros urbanos resilientes. Revista Thema, v. 14, n. 2, p. 318-328, 2017.

CANELLAS, K. V. Social-ecological resilience of local communities to climate change: Guidelines for the Brazilian Context. Thesis approved in public session to obtain the PhD Degree in Climate Change and Sustainable Development Policies. Universidade de Lisboa. Instituto Superior Técnico. 2017.

DA SILVA, César Augusto Marques; MODESTO, Francine. Cidades em zonas costeiras brasileiras: rumo à resiliência? VI Encontro Nacional da Anppas, 2012.

MILHEIRA, Rafael Guedes; ATTORRE, Tiago; BORGES, Caroline. Construtores de cerritos na Laguna dos Patos, Pontal da Barra, sul do Brasil: lugar persistente, território e ambiente construído no holoceno recente. Latin American Antiquity, v. 30, n. 1, p. 35-54, 2019.

NEBEL, Gitana Cardoso da Silveira. Conflitos ambientais no Pontal da Barra-Pelotas/RS-desde uma perspectiva etnográfica na educação ambiental. 2014. Dissertação de Mestrado.

PAIVA, Aparecida Mendes de. O sentimento de pertencimento social no engajamento comunitário: um estudo de caso no bairro Jardim Felicidade, em Belo Horizonte, Minas Herais. Dissertação apresentada ao Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una como requisito parcial à obtenção do título de mestre. Belo Horizonte. 2018.

PISANI, Maria Augusta Justi. Arquitetura e urbanismo resilientes às inundações. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, v. 18, n. 2, p. 19, 2019.

RODRIGUEZ, Angel Castañeda; INO, Akemi. A casa camponesa: adequação do PNHR nos assentamentos de reforma agrária no estado de São Paulo. 2019.

SELMO, Flávia S.; ASMUS, Milton L. Análise ambiental da ocupação urbana do Pontal da Barra, praia do Laranjal, Pelotas, RS. Cadernos de Ecologia Aquática, v. 1, n. 2, p. 30-37, 2006.

SIEBERT, Claudia. Resiliência Urbana: Planejando as Cidades para Conviver com Fenômenos Climáticos Extremos. In: VI Encontro Nacional da Anppas, Belém, 2012.

SOUZA, Marilza Terezinha Soares de. Resiliência e desastres naturais. Cienc. Culto, São Paulo, v. 63, n. 3, p. 4-5, julho de 2011. Disponível em <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252011000300002&lng=en&nrm=iso>. acesso em 15 nov. 2019. http://dx.doi.org/10.21800/S0009-67252011000300002.

TOBIN, Graham A. Sustainability and community resilience: the holy grail of hazards planning?. Global Environmental Change Part B: Environmental Hazards, v. 1, n.1, p. 13-25, 1999.

TWIGG, John. Characteristics of a disaster-resilient community: a guidance note (version 2). 2009.

UNISDR. Como Construir Cidades Mais Resilientes: Um Guia Para Gestores Públicos Locais (2005–2015). Genebra, 2012.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. trad. Daniel Grassi - 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado
2021-12-08
Seção
Artigos