Sinterização de cerâmicas de BaZr1− xYxO3 − δ para uso em células a combustíveis de óxido sólido

  • Kellen Cristina Mesquita Borges Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0001-9723-2817
  • Rosana de Fátima Gonçalves Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, GO, Brasil UNIFESP-Universidade Federal de São Paulo
  • Murillo Henrrique de Matos Rodrigues Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, GO, Brasil
  • Maria Rita de Cassia Santos Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, GO, Brasil
  • Neftalí Lenin Villarreal Carreno Universidade Federal de Pelotas, Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec)
  • Ana Paula de Azevedo Marques UNIFESP-Universidade Federal de São Paulo
  • Mario Godinho Júnior Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, GO, Brasil

Resumo

Os materiais cerâmicos a base de zirconato de bário dopado com 8; 15 e 20 % em mol de ítrio (BaZr1− xYxO3 − δ), foram sintetizados pelo método dos precursores poliméricos com calcinação em 900 ºC por 2 horas. As nanopartículas foram analisadas por difração de raios X obtendo-se a estrutura cúbica do tipo perovskita. Pela equação de Scherrer calculou-se o tamanho médio dos cristalitos, sendo de 20,89; 18,30 e 15,17 nm para a dopagem com 8, 15 e 20 % em mol de ítrio, respectivamente. A sinterabilidade dos materiais foi verificada por análise dilatométrica, microscopia eletrônica de varredura (MEV/FEG) e pelo método de Arquimedes. As amostras sinterizadas a 1600 °C por 4 horas apresentaram 56,8; 58,9 e 73,8% de densificação para 8, 15 e 20 % em mol de ítrio, respectivamente. A partir disso, verifica-se um aumento na sinterização com a inserção de maior concentração de dopante, sendo de grande importância para a aplicação em eletrólitos sólidos condutores protônicos utilizados em células a combustível.

Biografia do Autor

Kellen Cristina Mesquita Borges, Universidade Federal de Goiás
Graduada em Química pela Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão, com modalidade em bacharelado (2011). Mestre em Química com ênfase em Química de Materiais pela UFG/RC (2014). Licenciatura em Química (Formação Pedagógica de Docentes) pela Universidade de Franca (UNIFRAN) (2017). Doutoranda em Ciências dos Materiais pela UFG/RC (2016- atual). Atuação nas áreas de Química e Ciências de Materiais, com desenvolvimento principalmente nos temas: Terras raras, Cerâmicas, Células a Combustíveis, Síntese e Processamento de Materiais Cerâmicos, Sinterização, Fotocatálise, Fotoluminescência, Filmes Finos.
Publicado
2019-02-06