Índice de qualidade de aterro de resíduos aplicado ao aterro de Francisco Beltrão - PR

  • Juliana Biluca Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Priscila Soraia da Conceição Ribeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

A disposição nal dos resíduos sólidos urbanos deve ser realizada em aterros sanitários e, para analisar a operação desses aterros, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo desenvolveu o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos que, com um check list, avalia as características locacionais, operacionais e estruturais. O presente estudo teve como objetivo adaptar a metodologia às leis ambientais do Paraná e aplicar o índice no aterro municipal de Francisco Beltrão. Os dados foram coletados in loco, registrando-os por meio de fotogra as e por entrevistas semiestruturadas aplicadas aos funcionários do aterro. Além do levantamento da documentação do aterro junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as características físicas foram mensuradas em Sistema de Informação Geográ ca. O aterro foi enquadrado como inadequado, com o índice 5,2. Portanto, são necessárias adequações, sobretudo nos parâmetros que obtiveram menor pontuação, como a cobertura diária dos resíduos, a drenagem e o tratamento do chorume.

Biografia do Autor

Juliana Biluca, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa. Possui mestrado em Engenharia Civil, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Francisco Beltrão.
Priscila Soraia da Conceição Ribeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Assistente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Francisco Beltrão. Possui mestrado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Viçosa; pós-graduação Lato Sensu em Educação Empreendedora, pela Universidade Federal de São João Del-Rei; graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa.
Publicado
2019-08-01
Seção
Saneamento Urbano e Rural