Políticas públicas ambientais: Planejamento e execução em um Munícipio do Rio Grande do Sul

  • Vitor Hugo Gomes Passos Tecnólogo em Gestão Ambiental. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.
  • Divanilde Guerra Universidade Estadual do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-5136-2763
  • Daniela Muller Lara Engenheira Ambiental. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Soledade - RS.
  • Marciel Redin Engenheiro Agrônomo. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.
  • Robson Evaldo Gehlen Bohrer Engenheiro Ambiental. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.
  • Danni Maisa da Silva Engenheira Agrônoma. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.
  • Daiane Karina Grellmann Acadêmica no Curso de Bacharelado em Agronomia. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.
  • Jonas Felipe Leite Acadêmico no Curso de Bacharelado em Agronomia. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.
Palavras-chave: meio ambiente, plano prurianual, sustentabilidade

Resumo

As políticas públicas ambientais têm interferência direta na vida da sociedade civil e devem estar descritas na forma de ações no Plano Plurianual (PPA) para que a administração municipal tenha diretrizes para a sua execução. Este trabalho teve como objetivo conhecer as políticas públicas ambientais planejadas e executadas a partir do PPA 2014-2017 no município de Três Passos, além de analisar o conhecimento da população sobre essas políticas, através da aplicação de questionários. Os resultados mostraram que das 22 ações voltados ao meio ambiente, nove foram executadas em sua totalidade, oito foram executadas parcialmente e cinco não foram executadas. Além disso, observou-se que a população de Três Passos tem pouco conhecimento sobre as políticas públicas e ações que fazem parte do PPA, porém tem interesse em assuntos ambientais.

Biografia do Autor

Divanilde Guerra, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Engenheira Agrônoma. Doutora em Fitotecnia. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.
Publicado
2020-12-31
Seção
Engenharia Ambiental e Sustentabilidade