DIAGNÓTICO SOBRE A AGRICULTURA DE PRECISÃO NA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

  • Retiele Vellar Universidade Federal de Pelotas UFPel
  • Prof.ª Dr.ª Gizele Ingrid Gadotti Universidade Federal de Pelotas- UFPel
  • Prof.ª Dr.ª Maria Laura Gomes Silva da Luz Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: taxa variável, novas tecnologias, agricultura

Resumo

A Zona Sul do Rio Grande do Sul tem suas bases socioeconômicas tradicionais no setor primário como a soja e o arroz, utiliza a eletrônica embarcada na sua atividade agrícola com o uso de máquinas, sensores, atuadores, softwares e sistemas de informações geográficas via satélites (GPS/GNSS), com o objetivo de monitorar a operação das máquinas, realizar o controle automático e registrar dados para análise posterior. Dessa forma podemos definir a Agricultura de Precisão (AP) como sendo uma filosofia de gerenciamento agrícola que busca uma maneira de gerir um campo produtivo metro a metro. Com o objetivo de identificar e diagnosticar a real situação da agricultura de Precisão na região Sul do Rio Grande do Sul, selecionamos aleatoriamente 38 produtores de um universo de 100 para realizarmos uma pesquisa de opinião com nível de segurança de 95% de confiança que possibilitou uma nova percepção sobre a Agricultura de Precisão na região em estudo. Das descobertas mais relevantes observadas foram o nível da assistência técnica nessa área e o desconhecimento do uso dos equipamentos com a tecnologia de AP.

Biografia do Autor

Retiele Vellar, Universidade Federal de Pelotas UFPel
Possui graduação em Engenheira Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2014) e especialização em Engenharia de Biossistemas pela UFPel (2016).
Prof.ª Dr.ª Gizele Ingrid Gadotti, Universidade Federal de Pelotas- UFPel
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Unviversidade Federal de Pelotas (2003), mestrado em Ciência e  Tecnologia de Sementes pela Universidade Feredal de Pelotas (2006) com doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes (2012) pela Universidade Federal de Pelotas  com doutourado sanduíche na Oregon State University-USA. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, Ciência e Tecnologia  de Sementes, com ênfase em engenharia de Processo Agroindustrial e Agricultura de Precisão.
Prof.ª Dr.ª Maria Laura Gomes Silva da Luz, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado e  m Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela  Universidade Federal de Pelotas (1991) e doutorado (PhD) em Engenharia pela Mississippi State University-USA (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Engenharia de Processamento de produtos Agrícolas, Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Secagem, Beneficiamento e Armazenamento de Grãos e Projeto de Agroindústrias.
Publicado
2016-12-23
Seção
Tecnologias Agrícolas e Agronômicas: Impulsionando as Metas de Desenvolvimento S