Análise ergonômica do trabalho de um guichê de estacionamento

  • Italo Rodeghiero Neto Universidade Federal de Pelotas
  • Mayara Zanchin Universidade Federal de Pelotas
  • Douglas de Castro Brombilla Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Isabela Fernandes Andrade Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0001-8591-3674
Palavras-chave: avaliação pós-ocupação, ergonomia, posto de trabalho

Resumo

O excesso de movimentos repetitivos durante a jornada de trabalho é observado no desempenho de várias atividades, entre elas nos operadores de caixa, podendo causar lesões aos trabalhadores. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar as condições ergonômicas de trabalho dos operadores de caixa do guichê de estacionamento de um shopping center. A escolha deste objeto de estudo se justifica por se tratar de um espaço de uso coletivo e, também, pela diversidade de usuários atendidos. Para a avaliação ergonômica foram usados três métodos: RULA, REBA e EAMETA. Os resultados do primeiro indicaram que há risco de nível intermediário - onde foi evidenciada torção no pulso e no tronco, por exemplo. Já no segundo se evidenciou a necessidade de uma intervenção com o intuito de evitar as chances de lesões por esforço repetitivo. Por fim, no terceiro método ratificou-se que a atividade desempenhada pelos funcionários é a mesma prescrita pelos supervisores. Com base nos resultados obtidos a partir da aplicação dos métodos, foi possível sugerir alterações posturais e de mobiliários – como utilização de cadeiras com encosto e extensão da bancada reduzida – a fim de eliminar e/ou reduzir lesões causadas aos trabalhadores.

Biografia do Autor

Italo Rodeghiero Neto, Universidade Federal de Pelotas
Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pelotas, bolsista de Iniciação Científica.
Mayara Zanchin, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas, bolsista de Iniciação Científica.
Douglas de Castro Brombilla, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UCPel/2000), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UCPel/2003) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFSC/2014). É professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande, atuando na área de saúde e segurança do trabalho. Desenvolve pesquisas que abordam questões relacionadas a saúde e segurança do trabalho, acessibilidade e a ergonomia do ambiente construído.
Isabela Fernandes Andrade, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UCPel/2006), Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (UnB/2008), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFSC/2009) e Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UFSC/2016). É professora do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas, atuando na área de representação gráfica. Desenvolve pesquisas que abordam questões relacionadas a acessibilidade e a ergonomia do ambiente construído.
Publicado
2016-12-23
Seção
Engenharia de Produção