Avaliação do risco a inundação correlacionado com áreas afetadas por evento anterior no município de Pelotas, RS

  • Gustavo Farias Lima Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Diuliana Leandro Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Maurizio Silveira Quadro Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • William Cezar Nadaleti Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Amauri Antunes Barcelos Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Palavras-chave: modelagem espacial, desastres naturais, planejamento

Resumo

A área urbana do município de Pelotas apresenta um relevo com cotas baixas e um histórico significativo de desastres naturais relacionados à inundação. Com o auxílio da avaliação dos riscos e o mapeamento das áreas afetadas por eventos  anteriores é possível a criação de medidas de planejamento e ação pelos órgãos competentes, assim como estudos ambientais para a área. Através deste estudo foram classificadas 5 classes de risco para a área municipal, sendo 4,7% da área municipal classificada como risco muito baixo ou baixo, já 49,35% da área total ficou classificada como médio e como risco alto ou muito alto ficou 45,95% do município. As áreas afetadas pelo evento de outubro de 2015 apresentar relação espacial com as áreas classificadas com risco alto e muito alto.

Biografia do Autor

Diuliana Leandro, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Professora do CENG - UFPel do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Doutora em Ciências Geodésicas pela UFPR. Engenheira Cartógrafa pela UFPR.
Maurizio Silveira Quadro, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Professor do CENG - UFPel do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Engenheiro Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas.
William Cezar Nadaleti, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Professor do CENG - UFPel do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Mestre em Engenharia de Energia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Graduado em Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
Publicado
2017-10-30
Seção
Engenharia Ambiental e Sustentabilidade