A multidimensionalidade da sustentabilidade: percepções em um agroecossistema de base familiar característico de assentamentos de reforma agrária.

Norberto Luiz Marques Andersson, Ana Paula Noronha, Dante Trindade De Ávila, Jakes Halan de Queiroz Costa, Hélvio Debli Casalinho

Resumo


Este trabalho faz-se relevante por desenvolver a temática da multidimensionalidade da sustentabilidade em agroecologia, onde este diferencial manifesta uma alternativa de produção livre de agrotóxico, melhorando a qualidade de vida do produtor, da sua família que se abastece de sua produção, bem como de seus consumidores. Ações estas que se alinham com a proposta de desenvolvimento rural sustentável, baseada na sustentabilidade do agroecossistema. O objetivo foi apreciar, na forma exploratória, a muldimensionalidade da sustentabilidade em uma propriedade agrícola familiar do sul do Rio Grande do Sul, a partir de uma visita realizada em um lote de produção de base agroecológica, no Assentamento Conquista da Liberdade, no município de Piratini - RS. Trata-se, portanto, de pesquisa exploratória. No desenvolvimento das atividades foram utilizadas ferramentas/instrumentos denominadas de metodologias participativas envolvendo uma observação participante, como uma ferramenta de diagnóstico rural participativo, denominada de caminhada, auxiliada por técnica de reunião problematizadora, complementada por entrevista semiestruturada. Ações estas viabilizadas no decorrer do mês de fevereiro de 2013. Como conclusão, temos que os agricultores familiares na propriedade estudada indicam e caracterizam o sistema de produção como de base ecológica apresentando os seguintes atributos: adaptabilidade, estabilidade, produtividade, resiliência, complexidade, equidade e autogestão. Observa-se uma preocupação na continuidade da busca da sustentabilidade deste agroecossistema, denotando-se uma referência com o social, com o ambiental, com o econômico, com o cultural, com o político e com o ético.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v3i1.9984