A multidimensionalidade da sustentabilidade: percepções em um agroecossistema de base familiar característico de assentamentos de reforma agrária.

  • Norberto Luiz Marques Andersson UFPEL
  • Ana Paula Noronha UFPEL
  • Dante Trindade De Ávila UFPEL
  • Jakes Halan de Queiroz Costa UFPEL
  • Hélvio Debli Casalinho UFPEL

Resumo

Este trabalho faz-se relevante por desenvolver a temática da multidimensionalidade da sustentabilidade em agroecologia, onde este diferencial manifesta uma alternativa de produção livre de agrotóxico, melhorando a qualidade de vida do produtor, da sua família que se abastece de sua produção, bem como de seus consumidores. Ações estas que se alinham com a proposta de desenvolvimento rural sustentável, baseada na sustentabilidade do agroecossistema. O objetivo foi apreciar, na forma exploratória, a muldimensionalidade da sustentabilidade em uma propriedade agrícola familiar do sul do Rio Grande do Sul, a partir de uma visita realizada em um lote de produção de base agroecológica, no Assentamento Conquista da Liberdade, no município de Piratini - RS. Trata-se, portanto, de pesquisa exploratória. No desenvolvimento das atividades foram utilizadas ferramentas/instrumentos denominadas de metodologias participativas envolvendo uma observação participante, como uma ferramenta de diagnóstico rural participativo, denominada de caminhada, auxiliada por técnica de reunião problematizadora, complementada por entrevista semiestruturada. Ações estas viabilizadas no decorrer do mês de fevereiro de 2013. Como conclusão, temos que os agricultores familiares na propriedade estudada indicam e caracterizam o sistema de produção como de base ecológica apresentando os seguintes atributos: adaptabilidade, estabilidade, produtividade, resiliência, complexidade, equidade e autogestão. Observa-se uma preocupação na continuidade da busca da sustentabilidade deste agroecossistema, denotando-se uma referência com o social, com o ambiental, com o econômico, com o cultural, com o político e com o ético.

Biografia do Autor

Norberto Luiz Marques Andersson, UFPEL
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2007) e graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1978). Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Agronomia, Mestrado em Agronomia, no Curso de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, (2010), na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, na Universidade Federal de Pelotas - RS, Professor orientador Antônio Lilles Tavares Machado, Professor co-orientador Ângelo Vieira dos Reis, Titulo da dissertação: Seleção de Tratores Agrícolas Adequados à Agricultura Familiar. Doutorado em Agronomia no Curso de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, (2015), na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, na Universidade Federal de Pelotas - RS, Professor orientador Antônio Lilles Tavares Machado, Professor co-orientador Mauro Fernando Ferreira, título da Tese: Agroindustrialização no Município de São Lourenço do Sul/RS: Diagnóstico, problemas e soluções.
Ana Paula Noronha, UFPEL
Mestre no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar - UFPEL
Dante Trindade De Ávila, UFPEL
Doutor no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar - UFPEL
Jakes Halan de Queiroz Costa, UFPEL
Doutor no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar - UFPEL
Hélvio Debli Casalinho, UFPEL
Professor Doutor no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar - UFPEL
Publicado
2017-07-31
Seção
Sementes