O DISCURSO E O HUMOR EM MAFALDA: UMA QUESTÃO DE FILIAÇÃO À FORMAÇÃO DISCURSIVA ANTICAPITALISTA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luciane Botelho Martins
http://orcid.org/0000-0003-4006-9814

Resumo

Buenos Aires, 1963, o cartunista Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino, cria a personagem Mafalda como objeto de propaganda de uma empresa que vendia eletrodomésticos. As produções, rejeitadas pela empresa, passam a circular, um ano depois, no periódico Primeira Plana. Desde então, Mafalda tornou-se objeto de pesquisa em diferentes campos de saber, principalmente pelas questões de cunho social e político, por ela problematizadas. Pensando, pois, no caráter de atualidade temática da obra, propomos à luz da Análise do Discurso de filiação francesa, um estudo sobre a posição-sujeito assumida por Mafalda. É importante frisar que o discurso de Mafalda faz emergir no intradiscurso elementos do interdiscurso, os quais estabelecem espaços de contradição que revelam o que Pêcheux designa por contradição apreendida e exibida. Esses lugares de significação/interpretação, constituem-se, pois, lugares de excesso na medida em que o humor, sob a forma de absurdo e evidência emerge. Temos o humor construído na discrepância entre o estranho e o identificável, contrapondo-se à Ordem e interpelando o sujeito. A partir disso, buscamos compreender como se dá a relação da personagem Mafalda com a Formação Discursiva Anticapitalista, assim denominada, devido ao seu caráter de enfrentamento à ideologia socialmente imposta. Para tal, refletimos sobre um arquivo formado por três tirinhas, as quais constituem um recorte da dissertação de mestrado defendida em 2015.Palavras-chave: Mafalda; humor; formação discursiva; ideologia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Martins, L. B. (2018). O DISCURSO E O HUMOR EM MAFALDA: UMA QUESTÃO DE FILIAÇÃO À FORMAÇÃO DISCURSIVA ANTICAPITALISTA. Caderno De Letras, (32), 97-113. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i32.12316
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luciane Botelho Martins, UCPel UFPel

Mestra em Letras pela UCPel, é pedagoga e graduada em Letras Português Inglês, ambas pela Universidade Federal do Rio Grande (2015 e 2001 respectivamente), possui Pós-graduação em Pedagogia Gestora pela UNIVEST - Lages (2003) e Pós-graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - Furg (2014). Atualmente é professora de anos iniciais pela Prefeitura Municipal de Rio Grande e professora substituta na Universidade Federal de Pelotas, atuando na área de Linguística e Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Em 2013 participou do PDPI (Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Língua Inglesa) pela Loyola University of Chicago. Atualmente é doutoranda do curso de Letras/UCPel e membro do LEAD - Laboratório de Estudos em Análise do Discurso de filiação pecheuxtiana, onde realiza pesquisas voltadas ao estudo dos sentidos produzidos em materialidades, compostas por diferentes linguagens.