A INTERTEXTUALIDADE DO DISCURSO RELIGIOSO NO CINDIR DO SUJEITO PERVERSO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eugênia Adamy Basso
Claudia Lorena Fonseca

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre os discursos em que as personagens das obras Lavoura Arcaica (1975, Brasil) e Do amor e outros demônios (1994, Colômbia) são construídas e envolvidas ao apresentarem traços de perversão dentro de um ambiente dominado por princípios religiosos e moralistas. A metodologia partiu de uma análise intertextual do discurso e do contexto que envolvem as personagens André e Ana (Lavoura Arcaica) e Cayetano e Sierva María (Do amor e outros demônios). As histórias configuram as perversões do incesto e pedofilia, respectivamente; junto a isso, a primeira obra traz um contexto religioso em que há uma família de muçulmanos, com fortes características católicas; a segunda apresenta um convento católico em que uma menina, criada e crescida na religião afro, é internada com suspeitas de possessão demoníaca. Então, para realizar as análises, procurou-se analisar, baseado em estudos sobre a perversão, os comportamentos das personagens e suas abordagens através do discurso, comparando-as nos momentos em que se viam na necessidade de satisfazer seus desejos e naqueles em que precisavam se adequar ao sistema moral que se encontravam. Concluiu-se, então, que há muitas semelhanças entre as duas obras, principalmente no que diz respeito ao sujeito perverso e seu discurso manipulador.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Basso, E. A., & Fonseca, C. L. (2018). A INTERTEXTUALIDADE DO DISCURSO RELIGIOSO NO CINDIR DO SUJEITO PERVERSO. Caderno De Letras, (30), 253-278. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i30.13100
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Claudia Lorena Fonseca, Universidade Federal de Pelotas/UFPel-Programa de Pós-graduação em Letras

Possui Graduação em Letras Hab. Português/Francês e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Mestrado em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Pós-doutorado pela Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza-Argentina. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Letras. Líder do Grupo de Pesquisa Ficção Brasileira no Século XXI, coordena os Projetos de Pesquisa Ficção Brasileira no Século XXI - intertextualidade e interdiscursividade e Publicações periódicas latino-americanas em alguns momentos do século XX. É membro do Instituto de Literaturas Modernas (ILM) e do Centro Interdisciplinario de Literatura Hispano Americana (CILHA) da Universidad Nacional de Cuyo. Foi Professora Pesquisadora pela Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada; Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africanas; Literatura Hispanoamericana; atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura sul-rio-grandense e Literatura latinoamericana; Fronteiras; Redes; Estudos Pós-coloniais; Intertextualidade; Luiz Sérgio Metz; Jorge Luis Borges; Guimarães Rosa; Teoria do conto; formas narrativas.