AS IMPLICAÇÕES DA REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA NA LITERATURA E NO CINEMA: CIDADE DE DEUS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eliane Dutra

Resumo

O objeto deste estudo consiste em analisar a obra literária Cidade de Deus (1997) escrita por Paulo Lins e, sua respectiva releitura cinematográfica de título homônimo dirigido pelo cineasta Fernando Meireles, em 2002. Pretende-se refletir a influência que Cidade de Deus, principalmente, a produção cinematográfica, teve em relação ao grupo de pessoas por ela representadas. No caso de Cidade de Deus, a comunidade sofreu preconceito quanto a sua imagem veiculada, que pode diferir muito da realidade vivenciada pelos habitantes daquela região. Segundo Paulo Lins, a trama narrada está repleta de acontecimentos que condizem com a realidade da comunidade, onde ele morou cerca de 30 anos, sendo que, por essa mesma razão possui suma importância ao passo que transformar-se-ia numa forma de denúncia e de possível intervenção social. O trabalho conta com um levantamento bibliográfico e também com uma pesquisa de dados secundários (dados já existentes em diversas fontes, como sites na internet, jornais, revistas, fontes governamentais e judiciais), para que se possa entender sobre o impacto de Cidade de Deus. Palavras-chave: Violência; Cidade de Deus; representação; implicações.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Dutra, E. (2018). AS IMPLICAÇÕES DA REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA NA LITERATURA E NO CINEMA: CIDADE DE DEUS. Caderno De Letras, (30), 195-211. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i30.13725
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eliane Dutra, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Linha de Pesquisa: Subjetividade, Memória e História. Mestre em Literatura, linha de pesquisa: Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Docência no Ensino Superior ? Área de Conhecimento: Ciências Humanas na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (VIZIVALI). Graduação em Comunicação Social - Hab. em Jornalismo pela Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, Graduação em Tecnólogo em Marketing pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba, Graduação em Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba. Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina.