CONFIGURAÇÕES DO HOMOEROTISMO NAS REVISTAS O MALHO E RIO NU

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ronaldo Soares Farias
http://orcid.org/0000-0002-5709-9537

Resumo

O presente artigo pretende discutir, de forma comparatística, as charges Fresca Theoria (Requerimento) e Escabroso, publicadas na revista O Malho em 1903 e 1904, respectivamente, e o conto O menino do Gouveia, de Capadócio Maluco, publicado em 1914, em fascículos, na revista Rio Nu. As charges e textos, de cunho homoerótico, sugerem um público leitor homossexual, embora as revistas fossem destinadas, a priori, ao público heterossexual. O objetivo deste estudo é analisar como as configurações homoeróticas surgem nas revistas e como elas abordam a sexualidade masculina em um período em que a sociedade burguesa reprimia as publicações pornográficas relacionadas à homossexualidade. Como referencial teórico, serão utilizadas as seguintes obras: Além do carnaval: homossexualidade masculina no Brasil do século XX, de James Green (2000); Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil da colônia à atualidade, de João Silvério Trevisan (2018); História da Sexualidade I: vontade saber, de Michel Foucault (1988), entre outras.Palavras-chave: Revistas; O Malho; Rio Nu; sexualidade; homoerotismo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Farias, R. S. (2019). CONFIGURAÇÕES DO HOMOEROTISMO NAS REVISTAS O MALHO E RIO NU. Caderno De Letras, (34), 457-481. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i34.16630
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ronaldo Soares Farias, Universidade Federal de Goias - UFG

Doutorando em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2019). Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás (2015), Especialista em Docência no Ensino de Língua e Literatura pela Universidade do Estado de Goiás (2006) e Graduado em Letras pela Universidade Paulista (2004). Atualmente é professor da Secretaria de Educação do Estado de Goiás e professor dos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade Ideal de Brasília - UNIDEAL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura de autoria feminina, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, erotismo e sexualidade. As pesquisas do doutorado se concentram em estudos sobre narrativas juvenis contemporâneas, com atuação nos seguintes temas: narrativa metaficcional, literatura e estudos de gênero (gender), literatura e homoerotismo.