EMPREGO (E NÃO EMPREGO) DE DETERMINANTES EM TEXTOS ESCRITOS POR SURDOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Dayane Celestino de Almeida
http://orcid.org/0000-0002-8370-7188
Deisieli Mirela Libralão de Araújo

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar quais fatores linguísticos e extralinguísticos regem a variação entre o Emprego e o Não Emprego de Determinantes em contextos em que o Emprego seria obrigatório em Português. Observaram-se 40 redações de 40 indivíduos surdos que apresentam a Libras como L1 e o Português na modalidade escrita como L2. Seguiu-se o quadro teórico metodológico da Sociolinguística Variacionista, e partiu-se da premissa de que a produção textual em Português de grande parte dos surdos ainda está em estágio de "interlíngua". Formularam-se duas hipóteses: a primeira é a hipótese de que variante "gramatical" (Emprego de Determinante) seria própria do Português e a variante "não gramatical" (Não Emprego de Determinante) seria uma influência da Libras; a segunda é a hipótese de que a variação também é determinada pela influência de outros fatores, internos ao sistema linguístico, e não somente pela L1. Os resultados indicam que, quanto aos fatores extralinguísticos, o Não Emprego de Determinantes é desfavorecido quando os indivíduos adquiriram a Libras entre 6 e 12 anos de idade, e quando eles apresentam nível de Escolaridade Superior; quanto ao fatores linguísticos, os resultados nos mostram que o Não Emprego é favorecido quando o núcleo do sintagma apresentar o traço [- Humano] (e não o [+ Humano]) e quando estiver no Singular (e não no Plural). Os resultados indicam que a variação no Português de surdos é sistemática e motivada, e não simplesmente fruto do acaso ou de um erro resultante intrinsecamente da condição da surdez, o que é um mito frequente entre os leitores da escrita de surdos.Palavras-chave: Bilinguismo de Surdos; variação sociolinguística; determinantes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Almeida, D. C. de, & Araújo, D. M. L. de. (2020). EMPREGO (E NÃO EMPREGO) DE DETERMINANTES EM TEXTOS ESCRITOS POR SURDOS. Caderno De Letras, (35), 167-178. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35.16893
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Dayane Celestino de Almeida, UNICAMP Instituto de Estudos da Linguagem

Possui Doutorado e Mestrado em Linguística pelas USP. Atualmente, professora do Departamento de Linguística Aplicada, na UNICAMP.

Deisieli Mirela Libralão de Araújo, UNICAMP

Aluna do curso de Letras. Bolsista do Projeto "Variação Sociolinguística no Português Escrito por Surdos", financiado pela Fapesp.