PERFORMANCE AUTORAL E IMAGINÁRIO DE UM TERRITÓRIO LITERÁRIO NA OBRA DE ALDYR GARCIA SCHLEE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Catia Dias Goulart

Resumo

Considerando um amplo repertório da obra ficcional do escritor Aldyr Garcia Schlee, desenvolvo neste artigo uma reflexão sobre a performance autoral assumida por seus narradores e a respeito da relação dos mesmos com a criação de uma região cultural entre o sul do Brasil e o Uruguai. Recorro, no campo teórico, a Paul Ricoeur (1996), pois tanto sua concepção de imaginário enquanto relação criadora do universo do real, como sua compreensão acerca das relações entre memória pessoal e coletiva (2000), oferecem pautas significativas para o exercício hermenêutico. Os aportes dos críticos argentinos Ricardo Káliman (1993) e Zulma Palermo (1994), no tocante a suas visões acerca de região cultural como um construto simbólico que implica as noções de espaço, tempo e perspectiva, também me subsidiam no diálogo com a obra do escritor fronteiriço. O caminho percorrido nesse processo de leitura contribui para um maior conhecimento da produção ficcional de Schlee, obra que promove continua reflexão sobre os mundos que o escritor co-habita, entre eles, o da arte.Palavras-chave: Schlee; metaficção; literatura de fronteira; literatura da comarca pampiana. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Goulart, C. D. (2019). PERFORMANCE AUTORAL E IMAGINÁRIO DE UM TERRITÓRIO LITERÁRIO NA OBRA DE ALDYR GARCIA SCHLEE. Caderno De Letras, (34), 65-87. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i34.16951
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Catia Dias Goulart, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA- Brasil

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Rio Grande (1994), com bolsa de iniciação cientifica 1992-1994.Especialista em Pensamiento Filosofico Latinoamericano, pela Facultad de Ciencias Sociales y Humanísticas de la Universidad Central de Las Villas, Cuba (1998), mestrado em História da Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2004), com bolsa integral CNPq e Doutora em Letras, com ênfase em teoria da Literatura, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016), com bolsa parcial CAPES. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche na Université Sorbonne, Paris IV, com bolsa CAPES e é professora da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - desde 2006 , com experiência nas seguintes áreas: teorias da literatura, literatura latino-americana, literatura brasileira contemporânea e ensino de literatura.