UMA ALMA ASSINALADA: TESSITURAS ENTRE FICÇÃO E HISTÓRIA EM AS CARTAS DO DOMADOR, DE TABAJARA RUAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos Garcia Rizzon
http://orcid.org/0000-0003-0950-3432

Resumo

As tessituras entre ficção e história de As cartas do domador, obra de Tabajara Ruas, configuram um movimento em que conflitos históricos do sul do Brasil aparecem imbricados a una tradicional lenda pampiana. Os aportes de lendas podem ser considerados elementos significativos para o estudo do passado porque permitem o acesso a um universo da oralidade que expressa um conhecimento popular e inclui saberes de sujeitos analfabetos, tradicionalmente excluídos na escrita da história. Nesse sentido, através da lenda do “Negrinho do pastoreio”, é possível recuperar acontecimentos que descrevem o contexto histórico e social no sul do Brasil para denunciar atrocidades no tratamento dado aos escravos. Essa lenda apresenta, portanto, um componente político que desconstrói o mito da existência de uma democracia no campo nas estâncias do pampa. Junto à questão da opressão vivida pelos escravos, As cartas do domador inclui o ambiente pré-revolucionário dos “farroupilhas” y ainda o sonho de liberdade dos negros fugidos que vivem em acampamentos quilombolas. Esses são traços históricos que irão desfazer cenas sobrenaturais da lenda, revelando que as crueldades sofridas pelo negrinho estão construídas na história de muitos jovens escravos. Dessa forma, o coronel Netto de As cartas do domador não é a figura documentada na história, porém empresta ao romance o contexto que ambienta os feitos narrados. Por outro lado, o negrinho do romance não é unicamente a invenção que se mantém no imaginário gauchesco, mas sim é também a representação de uma realidade existente no passado.Palavras-chave: Lenda; História; Literatura.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rizzon, C. G. (2019). UMA ALMA ASSINALADA: TESSITURAS ENTRE FICÇÃO E HISTÓRIA EM AS CARTAS DO DOMADOR, DE TABAJARA RUAS. Caderno De Letras, (34), 205-227. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i34.16993
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carlos Garcia Rizzon, Universidade Federal do Pampa

Professor de Literatura e Língua Espanhola na Universidade Federal do Pampa. Doutor em Letras, área de Literatura Comparada.