INTERMIDIALIDADE COMO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO NARRATIVA EM DIE BRÜCKE

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Gabriel Felipe Pautz Munsberg
http://orcid.org/0000-0002-1398-2862

Resumo

Com o final da Segunda Guerra Mundial, as artes alemãs libertaram-se da censura e posicionaram-se contrárias à guerra, como é o exemplo do romance Die Brücke (A ponte, 1958), de Manfred Gregor, e sua adaptação fílmica homônima, de Bernhard Wicki (1959). O presente trabalho pretende elencar, ainda que de forma sucinta, as articulações entre (e intra-)mídias – a saber: intertextualidade, transposição, referência e combinação de mídias – realizadas pelo cinema, através de linguagem própria. Para tal análise, o embasamento teórico apropriado remete-se às teorias de intermidialidade (Rajewsky, 2012), sem esquecer da intertextualidade (Samoyault, 2008).Palavras-chave: Cinema; intermidialidade; literatura.

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Como Citar
Munsberg, G. F. P. (2019). INTERMIDIALIDADE COMO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO NARRATIVA EM DIE BRÜCKE. Caderno De Letras, (34), 395-408. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i34.17001
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriel Felipe Pautz Munsberg, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Letras- Português, Alemão e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de PelotasMestre em Estudos da Literatura - Teoria, Crítica e Comparatismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do SulDoutorando em Estudos da Literatura - Teoria, Crítica e Comparatismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul