AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rosangela Aparecida Ribeiro Carreira
http://orcid.org/0000-0001-7167-7666
Jarbas Vargas Nascimento
http://orcid.org/0000-0001-7167-7666

Resumo

Este trabalho objetiva tratar da questão da utilização do pseudônimo como forma de valorização do dizer e favorecimento de questões ideológicas de forma paratópica com o intuito de demonstrar como a autoria pode ser sustentada paratopicamente com a utilização de um pseudônimo, embasando-se, principalmente, na Análise do Discurso (AD) de Linha Francesa na obra de Maingueneau (2008-2010), aplicando-a na obra de José do Nascimento de Moraes[1], quando da utilização de seu pseudônimo Valério Santiago na obra Puxos e Repuxos (1910) como ponto de partida para reflexões futuras sobre autoria e AD com relação a pseudônimos. Trata-se do primeiro movimento de comunicação para a comunidade acadêmica de parte da pesquisa de doutorado desenvolvida sob o título “A paratopia testemunho-documental e o discurso da negritude em Vencidos de Degenerados”, na qual essa temática surge rapidamente no estudo da obra completa do autor como possibilidade para trabalhos futuros. Nesta análise em particular, demonstra-se que há estratégias de deslizamento, ancoragem e apagamento do autor na construção da imagem de autor dada a Valério Santiago.Palavras-chave: Autoria; pseudônimo; discurso; paratopia. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ribeiro Carreira, R. A., & Nascimento, J. V. (2020). AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMO. Caderno De Letras, (36), 127-139. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i36.17197
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosangela Aparecida Ribeiro Carreira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), MBA em Gestão e Inovação em EaD pela USP . Atualmente, é professora efetiva de Leitura e Produção de Textos da UFG (Universidade Federal de Goiânia), é colaboradora da Avalia Educacional/Ed. Moderna que compreendem composição de itens avaliativos, correção de redações e coordenação de corretores de exames de larga escala, bem como, formação de professores em diferentes regiões do país, professora de espanhol colaboradora da COGEAE e corretora de processos avaliativos nacionais e privados. É professora convidada para o ensino de Metodologia Científica no curso de Pós- graduação em Psicomotricidade do ISPEGAE/SP. Também tem experiência na elaboração de projetos educacionais presenciais e EaD nas plataformas blackboard e moodle em instituições educacionais e corporativas, com ênfase em códigos e linguagens e escrita de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas:dinâmicas de planejamento, ensino de língua estrangeira (espanhol), leitura e produção de textos, linguagem jurídica, discurso pedagógico, português para fins específicos e projetos educacionais. Faz parte dos seguintes grupos de pesquisa da PUC/SP: Memória e Cultura na Língua Portuguesa escrita no Brasil sob a liderança do Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento e GELEP (Grupo de Estudos de Linguagem para o Ensino do Português) liderado pela Prof. Dra. Anna Maria Marques Cintra. Suas pesquisas são pautadas na Análise de Discurso de linha francesa com foco no discurso na negritude em literatura afro-brasileira e em projetos de Leitura e Produção de Texto.