DIALETOLOGIA CONTATUAL: VARIAÇÃO LEXICAL DO PORTUGUÊS E DO KHEUÓL NA ÁREA INDÍGENA DOS KARIPUNA DO AMAPÁ

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Romario Duarte Sanches

Resumo

A região do Oiapoque, localizada no extremo norte do Estado do Amapá, é conhecida historicamente por agregar diferentes povos indígenas e não indígenas, caracterizando-se como uma área plurilíngue e pluriétnica. Tendo em vista essa situação, o objetivo principal desse estudo é mostrar a configuração da variação lexical do Português e do Kheuól, variedades faladas por indígenas da etnia Karipuna do Amapá. Como suporte teórico-metodológico utilizou-se o modelo de Dialetologia Pluridimensional e Contatual (ALTENHOFEN; THUN, 2016), que busca controlar variáveis linguísticas e extralinguísticas. A pesquisa contou com a seleção de 36 informantes distribuídos em nove aldeias da etnia Karipuna. Para cada localidade foram entrevistados quatro informantes indígenas bilíngues. Os resultados apontaram para a interinfluência das variedades estudadas e a forte presença do léxico português amazônico como variedade dominante na área indígena dos Karipuna do Amapá.Palavras-chave: Dialetologia; contato linguístico; bilinguismo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Sanches, R. D. (2020). DIALETOLOGIA CONTATUAL: VARIAÇÃO LEXICAL DO PORTUGUÊS E DO KHEUÓL NA ÁREA INDÍGENA DOS KARIPUNA DO AMAPÁ. Caderno De Letras, (36), 293-309. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i36.17319
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Romario Duarte Sanches, Universidade do Estado do Amapá Universidade Federal do Pará

Doutor em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Linguística pela mesma instituição. E Professor na Universidade do Estado do Amapá.