MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr

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Vanessa Matiola

Resumo

O Teletandem é modalidade da prática de aprendizagem de línguas em Tandem, que coloca aprendizes de línguas estrangeiras em pares para que conversem um com o outro usando as línguas em que são fluentes. No Teletandem, os parceiros conversam por meio de recursos que permitam o uso de câmera, microfone, mensagens instantâneas, dentre outras ferramentas. Durante os encontros, as conversas entre os participantes devem ser divididas em duas partes, de forma que ambos possam praticar sua língua-alvo. No Projeto Teletandem Brasil, além do momento de interação com o parceiro, os aprendizes brasileiros também participam de uma sessão de mediação, na qual irão relatar suas impressões a um mediador, que procurará fazer com que reflitam de acordo com o que foi falado. No Teletandem da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (UNESP/FCLAr), as sessões de mediação já foram feitas por meio de diários reflexivos e rodas de conversa. Com esses dois tipos de mediação, notou-se que há mudanças na maneira como os participantes relatam suas experiências e como pensam sobre elas. Com isso, o modo de o mediador lidar com a mediação também se modifica. Portanto, neste trabalho, procuraremos analisar como a configuração da sessão de mediação molda o jeito como os participantes fazem seus relatos, como refletem sobre eles e como o mediador lida com isso.Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa; tecnologia e aprendizagem; aprendizagem de línguas; teletandem; mediação.

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Como Citar
Matiola, V. (2020). MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr. Caderno De Letras, (35), 235-247. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17372
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Vanessa Matiola, Unesp/FCLAr

Possui licenciatura e bacharelado em Letras com habilitação em português/inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (Unesp - FCLAr). Realizou a graduação com bolsa de estudos pela Fundação Vunesp - Convênio Unesp/Vunesp/SEE-SP, pesquisando sobre a ficção científica, o horror e a narrativa policial na área de Literatura Italiana. Atualmente, pesquisa sobre o insólito também na área de Literatura Italiana. É aluna do programa de pós-graduação em Estudos Literários da Unesp - FCLAr e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Também é aluna de graduação do curso de Letras por reingresso com habilitação em italiano na Unesp - FCLAr. É colaboradora voluntária do Projeto Teletandem na mesma instituição e parte da equipe técnico-científico da Revista Letras Raras da Universidade Federal de Campina Grande.