O que restou depois da grande onda: imagem e linguagem como sintomas em "Contact" e "Repetition Window", de Mé

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Helano Jader Cavalcante Ribeiro
https://orcid.org/0000-0003-0192-0397
Lóren Cristine Ferreira Cuadros
http://orcid.org/0000-0002-6234-6870

Resumo

Com o intuito de abordar a instabilidade do mundo em que vivemos, o trio de artistas japoneses “Mé” criou uma série de obras que desafiam a forma como o público percebe a fisicalidade de tudo a seu redor. A instalação intitulada “Contact” assume o formato de ondas do mar, evidenciando a preocupação com o futuro dos oceanos ao mesmo tempo em que remete à vulnerabilidade do homem diante das forças da natureza e à destruição associada ao terremoto e ao tsunami que atingiram o Japão em 2011. Por sua vez, “Repetition Window” consiste em uma instalação interativa em que o observador é convidado a visitar os arredores devastados da cidade de Ishinomaki e reconstruí-la mentalmente, imaginando como era antes do desastre. Partindo da análise comparativa das duas obras em questão, o presente artigo tenciona abordar o retorno sintomal da imagem relacionada à experiência traumática – que também é uma experiência da linguagem – como forma de resistência ao esquecimento em contraponto com as estratégias de reconstrução e foco absoluto no porvir instauradas pelo governo japonês, que têm exercido impacto negativo nas vidas de vários sobreviventes da tragédia.

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Como Citar
Cavalcante Ribeiro, H. J., & Ferreira Cuadros, L. C. (2021). O que restou depois da grande onda: imagem e linguagem como sintomas em "Contact" e "Repetition Window", de Mé. Caderno De Letras, (38), 393-407. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.20359
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Helano Jader Cavalcante Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba.

Lóren Cristine Ferreira Cuadros, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras (linha de pesquisa: Literatura, cultura e tradução) da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, é bolsista de Demanda Social da CAPES.

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