FIOS NARRATIVOS DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE ESTRANGEIRO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Michelle Sauan
https://orcid.org/0000-0003-1701-1112

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre o papel da linguagem e da memória na construção da subjetividade estrangeira, em cuja narrativa se delineia o reflexo da  identidade híbrida e movediça que o falante faz de si a partir da relação com o outro e com os entre-lugares que habita. Nesta pesquisa, selecionamos, na internet, o relato de um estudante brasileiro que faz curso de mestrado na Universidade de Coimbra e o analisamos a partir de alguns aspectos da materialidade linguística, procurando compreender as marcas e transformações que a vida na cidade tem produzido em sua subjetividade, em seu ponto de vista e, consequentemente, em seu discurso.  Em meio à cosedura dos fios da narrativa dos fatos cotidianos, encontramos, nas experiências dele, a matéria-prima que afeta a sua vida, viabilizando a construção de efeitos de sentidos de si, do outro e do mundo, de modo a se tornar ele, também, um ser outro.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Sauan, M. (2021). FIOS NARRATIVOS DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE ESTRANGEIRO. Caderno De Letras, (40), 259-273. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20745
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Michelle Sauan, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolve pesquisa sobre imigração, identidade, narrativas e memória. É mestra em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tendo lá também se graduado em Letras (Português e Inglês).

Referências

AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
BHABHA, H. K. O pós-colonial e o pós-moderno: a questão da agência. In: O local da cultura. Trad. M. Ávila; E. L.L. REIS; G. R. GONÇALVES. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
CANDAU, J. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2016.
CORACINI, M. J. Escrit(ur)a do corpo no corpo da escrita: da palavra à vida-morte. In: TFOUNI, L. V. (org.). Múltiplas faces da autoria. Ijuí-RS: Unijuí, 2008.
DERRIDA, J. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1973.
DERRIDA, J. A escritura e a diferença. São Paulo: editora Perspectiva, 2002.
DOCUMENTÁRIO sobre Estudantes Estrangeiros em Portugal. Produção: Ana Catarina Pinto; Jorge Brito; José Miguel Forte. Coimbra: "Produção de Conteúdos para Documentários" da Escola Superior de Educação de Coimbra., 2019. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2021.
FINK, B. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
FREUD, S. Uma nota sobre o bloco mágico. In: Ed. standard bras., vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
GASTON, S. Derrida. Porto Alegre-RS: Artmed Editora S.A., 2012.
KRISTEVA, J. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro, 1994.
LEBRUN, J.P. Um mundo sem limite. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2004.
RICOEUR, P. Fase documental: a memória arquivada. In:_______. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
SILVA, T. T. (org.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.
SIMMEL, G. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, O. G. O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.