MAKUNAIMA E MACUNAÍMA: DOIS TRICKSTERS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Renato Amado Barreto
Ana Lúcia Machado de Oliveira

Resumo

Macunaíma, protagonista da obra clássica de Mário de Andrade, foi inspirado no herói mitológico dos povos pemons, da região do circun-Roraima, Makunaima, um ser transnacional que existe em comunidades indígenas de três países sul-americanos: Brasil, Venezuela e Guiana. Veremos que os dois personagens são tricksters, e por isso têm diversos aspectos em comum. O trickster é um conceito extraído da observação de personagens mitológicos de culturas distintas, mas que conjugam certas características, dentre as quais se destacam a astúcia e o poder de mediação. Desse modo, primeiro discutiremos alguns aspectos essenciais dos tricksters. Ao final da primeira seção resumiremos, em tópicos, estes aspectos. Na segunda seção verificaremos, um a um, como eles se manifestam nos personagens em análise e em quais pontos percebemos interseções e afastamentos entre eles. Palavras-chave: Macunaíma; Makunaima; Trickster; Mitologia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Amado Barreto, R., & Machado de Oliveira, A. L. (2016). MAKUNAIMA E MACUNAÍMA: DOIS TRICKSTERS. Caderno De Letras, (26), 277-309. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i26.8518
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renato Amado Barreto, Brown University

Especialias e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - e doutorando em Estudos Portugueses e Brasileiros, com ênfase em literatura, pela Brown University, Providence, EUA.

Ana Lúcia Machado de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - e Professora Associada do Departamento de Letras da mesma universidade.