SOBRE COMO MERGULHAR E FICAR DE CABEÇA ENXUTA: A REPRESENTAÇÃO DO ESTRANGEIRO EM CONTOS GAUCHESCOS E LENDAS DO SUL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joao Claudio Arendt

Resumo

Este artigo objetiva discutir a representação tanto do brasileiro (especialmente o carioca, o paulista e o baiano) quanto do estrangeiro (o açoriano,  o português, o inglês, o alemão e, em especial,  o castelhano e o espanhol) nas obras Contos gauchescos e Lendas do Sul, de João Simões Lopes Neto. A perspectiva assumida pelo autor, Simões Lopes, e seu narrador, Blau Nunes, é de critica a qualquer influência cultural oriunda do centro e do nordeste do país, e de franca oposição ao que provém do exterior,  especialmente da Europa e da América hispânica. Para embasar a análise, recorre-se à historiografia, à crítica literária e a estudos sobre identidade. Palavras-chave: Simões Lopes Neto; representação; identidade; estrangeiros.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Arendt, J. C. (2016). SOBRE COMO MERGULHAR E FICAR DE CABEÇA ENXUTA: A REPRESENTAÇÃO DO ESTRANGEIRO EM CONTOS GAUCHESCOS E LENDAS DO SUL. Caderno De Letras, (26), 163-178. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i26.8932
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Joao Claudio Arendt, Universidade de Caxias do Sul-UCS/Brasil

Possui Estágio Pós-doutoral no Instituto Latino-americano da Universidade Livre de Berlim (2011), com supervisão de Ligia Chiappini; Doutor em Lingüística e Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000); Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996); Licenciatura Plena em Letras Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993). Atualmente Coordena os Programas de Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade da Universidade de Caxias do Sul e de Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS/Uniritter. Desenvolve pesquisa sobre literatura brasileira e sul-riograndense, com foco em imaginário social, identidade regional, regionalidade, leitura e recepção. É Diretor da Revista Eletrônica ANTARES (LETRAS E HUMANIDADES). Poeta premiado e publicado.