Avanços, Entraves e Possibilidades de Integração Curricular das TDIC: as representações sociais de professores do Ensino Fundamental I

  • LINA MARIA GONÇALVES UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS http://orcid.org/0000-0002-9859-1309
  • Gerlane Romão Fonseca Perrier Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Elizabeth Bianconcini Almeida

Resumo

Neste trabalho busca-se avaliar como os educadores concebem a integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, considerando os avanços, entraves e possibilidades. Foi realizada pesquisa de opinião junto às equipes de duas escolas que participaram de uma formação para uso pedagógico dos computadores portáteis do PROUCA-TO, no município de Gurupi, Tocantins. As respostas, analisadas com o apoio do software QualiQuantiSoft, geraram Discursos do Sujeito Coletivo (DSC), expressando os pensamentos e concepções predominantes. A mais persistente reclamação dos sujeitos relaciona-se à fraca conexão com a internet, entrave à efetivação da integração curricular das TDIC. Os docentes expressam acreditar na integração, em médio prazo, para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. 

Biografia do Autor

LINA MARIA GONÇALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1995), Especialização em Supervisão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas , Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - TIDD(2008)  e Doutorado em Educação: currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Áreas de Interesse: Educação, currículo e tecnologias digitais.
Gerlane Romão Fonseca Perrier, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Doutoranda em Educação: currículo pela PUC SP. Professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco/Bolsista Cnpq (Brasil).
Maria Elizabeth Bianconcini Almeida
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. Doutora em Educação: currículo. Professora no Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
Publicado
2018-11-21
Como Citar
GONÇALVES, L. M., Perrier, G. R. F., & Almeida, M. E. B. (2018). Avanços, Entraves e Possibilidades de Integração Curricular das TDIC: as representações sociais de professores do Ensino Fundamental I. Cadernos De Educação, (60). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i60.10952
Seção
Artigos