Formação profissional e mundo do trabalho: reflexões a partir de um curso técnico em enfermagem

  • Rose Ferraz Carmo Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais
  • Amanda Nathale Soares Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais
  • Luiz Brant Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Michely de Lima Ferreira Vargas Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais
  • Paula Dias Bevilacqua Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: egressos, formação técnica, educação permanente em saúde, educação em enfermagem

Resumo

A articulação entre formação e mundo do trabalho norteou o desenvolvimento deste estudo cujo objetivo foi analisar aspectos educativos de um curso técnico em enfermagem e as implicações no trabalho de seus egressos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com egressos, suas chefias imediatas, a coordenadora do curso e pedagogas que atuavam no curso. Os depoimentos foram tratados pela Análise de Conteúdo a partir das categorias processo educativo e trabalho. Formato, conteúdo e docentes foram bem avaliados pelos egressos. Foram destacadas a relevância da integração entre momentos de concentração e dispersão do curso para a construção gradual do conhecimento e as dificuldades de agregar, ao cotidiano de trabalho, conhecimentos, habilidades e vivências construídas durante o processo educativo. Entendemos que a Educação Permanente em Saúde constitui um caminho para superar essas dificuldades.
Publicado
2018-07-10
Como Citar
Ferraz Carmo, R., Nathale Soares, A., Carneiro, L. B., de Lima Ferreira Vargas, M., & Dias Bevilacqua, P. (2018). Formação profissional e mundo do trabalho: reflexões a partir de um curso técnico em enfermagem. Cadernos De Educação, (59). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i59.10963
Seção
Artigos