Apresentação do critério imanente: Por uma crise da avaliação

  • Gabriel Sausen Feil Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Resumo

Este artigo quer pôr em crise o tema da avaliação por meio da concepção, de Roland Barthes, de que não há como avaliar sem colocar o objeto avaliado em crise. Abalizado em tal concepção, propõe o procedimento do critério imanente, que tem como característica o fato de ser inventado não antes da experiência avaliativa, mas durante. Analisa dois textos que problematizam a avaliação pressupondo critérios externos, e faz isso usando como estratégia metodológica a própria noção de critério imanente. Após a análise dos dois textos, conclui que a principal desvantagem do uso dos critérios externos está no fato de que em vez de colocar o objeto em crise, apenas coloca-o no desafio de se adaptar ao já esperado; e que o uso do critério imanente tem como atrativo os fatos de promover a criação de novos critérios a cada nova avaliação e o de afirmar a potência singular de cada texto.

Biografia do Autor

Gabriel Sausen Feil, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela mesma universidade. Professor no Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); líder do Grupo de Pesquisa t3xto.
Publicado
2019-09-24
Como Citar
Feil, G. S. (2019). Apresentação do critério imanente: Por uma crise da avaliação. Cadernos De Educação, (61). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i61.10977
Seção
Artigos